Profissionalização: Fundat promove curso de técnicas para barbearia

Agência Aracaju de Notícias
09/08/2017 14h10

Ter barba está em alta, tão em alta que existem salões especializados somente nelas e clubes de barbudos espalhados por aí. O que antes era sinal de status e respeito, hoje é quase um adereço que complementa o vestuário da moda e um estilo de vida. Por isso, aproveitando o crescente público, a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) iniciou o curso de barbearia que, em poucos dias, teve as 20 vagas completamente preenchidas.

A fase dos barbudos para o ramo é uma oportunidade de se profissionalizar a ganhar dinheiro. Foi com o objetivo de ofertar mais uma opção de renda que o curso foi pensado, e agora já está em pleno desenvolvimento, atraindo jovens e adultos de todas as idades. Iniciado nesta quarta-feira, 9, o curso livre de Técnicas Básicas de Barbearia e Corte Masculino tem carga horária de 40h e segue até o dia 25, durante as manhãs de segunda a sexta-feira.

O coordenador da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança, local onde as aulas são ministradas, ressaltou que os próprios alunos ajudam a pensar nos cursos que serão ofertados. "A cada curso, procuramos saber dos alunos sobre o que eles gostariam de aprender mais. Esse de técnicas de barbearia foi citado por ser uma área em crescimento e nós fizemos acontecer. É um curso básico, mas já é a porta de entrada para que os alunos se inspirem em começar a se engajar na área", afirmou Felipe Lima.

Área promissora, na opinião do professor Gilson de Oliveira. Há 25 anos trabalhando na profissão, ele nunca pensou em sair da área e afirma que, se souber conquistar clientela, dá para viver tranquilamente da renda. "No curso, ajudarei os alunos a darem os primeiros passos em barbearia e corte masculino, o que abre caminhos para que eles busquem cada vez mais a profissionalização. Como estou há anos na área e tenho meu próprio salão, posso dizer com propriedade que é um ramo que dá dinheiro, ainda mais quando os homens estão mais vaidosos e fazendo questão de cuidar da barba e do cabelo. Nessa área, quando se conquista um cliente, o tem para a vida inteira, então, é só se empenhar", reforçou.

Jovens são maioria no curso

A idade mínina para fazer o curso é de 18 anos e, apesar de a turma ter alunos de várias idades, os jovens foram os que mais aderiram. Isso se explica, segundo os próprios alunos, porque, além de beleza ser uma área que atrai muito esse ­­­­grupo, também abre oportunidades para aprender outras técnicas, diversificação bem a gosto dos jovens.

Letícia Santos, de 18 anos, por exemplo, trabalha com doces e, paralelamente, faz outros quatro cursos. Para ela, é preciso aproveitar a energia, o tempo e a disposição que tem para aprender cada dia mais. "Como ainda não estou trabalhando formalmente, estou aproveitando para fazer cursos e ocupar meu tempo com algo proveitoso. Sou muito ativa e dinâmica e achei interessante aprender mais sobre barbearia e corte masculino, pois vejo que é uma área bastante procurada", contou.

Vindo de São Paulo para casar com uma sergipana, Wendson Pereira, de 27 anos, está desempregado, mas entende que, como está construindo uma família, precisa se formalizar profissionalmente. "Quando cheguei a Aracaju, há dois anos, um amigo que corta meu cabelo perguntou se eu sabia algo de barbearia porque queria me dar um emprego. Acabei perdendo a oportunidade naquela época. Agora, me interessei pelo curso e quero dar continuidade e, quem sabe, até trabalhar com o meu amigo", disse.

Yago Clarkson, de 21 anos, afirmou que sempre gostou de se cuidar e, de alguns anos para cá, tem procurado se aperfeiçoar no design de sobrancelhas e trançado de cabelo. Ele se empolgou com a oferta do curso que pode agregar ainda mais no ramo que tanto gosta. "Minha tia já havia feito curso pela Fundat e me falou super bem do serviço. Em minha casa, muita gente trabalha com beleza. Minha mãe é manicure, minha tia é cabeleireira e eu não desviei muito da área. Agora também quero saber mais sobre barba. Vejo no curso uma oportunidade de crescimento profissional e não quero parar mais", ressaltou.