Emsurb e Sema discutem projetos para programa do Governo Federal

Serviços Urbanos
10/08/2017 14h02


Na manhã desta quinta-feira, 10, o presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, e técnicos da Diretoria de Operações, estiveram reunidos com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para discutir e formatar projetos prioritários para inscrição de propostas junto ao Ministério das Cidades, no programa Avançar Cidades – Mobilidade e Saneamento.

O programa, lançado pelo Ministério das Cidades no dia 16 de maio, vai disponibilizar recursos federais aos municípios para investimento em obras de mobilidade e saneamento básico. Cerca de R$ 6 bilhões serão disponibilizados às prefeituras para o financiamento de ações. Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e BNDES.

As obras de saneamento básico para os municípios selecionados terão um montante de R$ 2 bilhões para ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólido e águas pluviais, redução e controle de perdas, estudos e projetos e planos de saneamento básico.

“Após definirmos a ordem de prioridades, levaremos as propostas ao prefeito Edvaldo Nogueira para, posteriormente, incluir Aracaju nessa seleção. Ações como essa fazem parte do projeto da atual gestão de reconstrução da qualidade de vida para os aracajuanos”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto.

Os municípios terão até o dia 25 de agosto para enviar as propostas para obtenção de recursos para o desenvolvimento dos projetos selecionados.