Emsurb promove atividades em comemoração ao Dia dos Pais

Serviços Urbanos
10/08/2017 17h10

Para comemorar o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 13, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promoveu, na tarde desta quinta-feira, 10, ações de prevenção e cuidados com a saúde do homem, além de palestra e atividades de interação. 
 
O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aconteceu no Parque da Sementeira e contou com a presença de vários servidores que aproveitaram para aferir pressão e verificar o índice de massa corporal (IMC). A ação contou ainda com aula laboral, ministrada pela Academia da Cidade, e palestra sobre hipertensão arterial e diabetes, proferida pela enfermeira Patrícia Ribeiro, da SMS.
 
“É de extrema importância essa promoção de saúde. É preciso falar, a um público resistente, sobre a prevenção de uma doença que é crônica degenerativa, silenciosa e de alta prevalência e que pode deixar a pessoa incapaz. Por isso, a necessidade de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce, do tratamento e acompanhamento”, explicou a coordenadora do Programa Saúde do Adulto da SMS.
 
De acordo com Clayne Oliveira, coordenadora do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Emsurb, a ação foi pensada com foco nos homens, com o objetivo de chamar a atenção desse público para a necessidade de uma saúde preventiva.  “O nosso intuito é mostrar para todos os colaboradores, a necessidade da prevenção de doenças primárias e, com isso, promover a saúde integral, buscando sempre melhorar a qualidade de vida. Parceria como esta é extremamente importante para aproximar ainda mais servidores dos serviços essenciais de saúde”, ressaltou a enfermeira.
 
O coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, reforçou a importância da combinação alimentação saudável e exercício físico. “É bom aliar atividade física com algo que a pessoa goste de fazer como correr, andar de bicicleta, jogar basquete porque a pessoa sentirá vontade de fazer. E o exercício físico deve ser planejado, realizado por pelo menos três vezes por semana”, disse Magno.
 
Para o assistente administrativo Antônio Fernandes, foi uma boa iniciativa da empresa. “A Emsurb está de parabéns, pois é de grande valia esse tipo de evento. Com ele, podemos ter mais conhecimento sobre a questão da saúde. Que surjam mais oportunidades para as pessoas que não fazem atividade física tenham um tempinho para cuidar da sua saúde”, pontuou.
 
O servidor Sérgio Ricardo, do setor de Arrecadação, deu uma pausa no trabalho e aproveitou para assistir a palestra e verificar o IMC. “Esse tipo de esclarecimento é importante, porque permite a pessoa verificar dentro de si a necessidade de se cuidar, tendo assim a oportunidade de ter uma vida com qualidade e sem causar preocupação. Além disso, é louvável falar de saúde no ambiente de trabalho, já que conhecimento é fundamental em todas as áreas”.