Fórum Nacional da Educação: secretária participa de Oficina de Implementação da BNCC

Educação
10/08/2017 17h50

Como parte das atividades do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, iniciado no dia 8 e que segue até dia 11, em Fortaleza (CE), a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, participou na manhã desta quinta-feira, dia 10, de Oficina de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
Na oportunidade, os participantes receberam o "Guia de Implementação da BNCC", iniciativa do Movimento pela Base, grupo não governamental formado por profissionais da educação, que desenvolveu o material com os primeiros passos que a secretaria de educação pode adotar para iniciar o processo de implementação da BNCC.
 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promoverá mudanças nas políticas educacionais de currículo, formação continuada de professores, materiais didáticos e avaliações. Por isso, as redes de ensino terão papel fundamental na sua implementação. E para que isso aconteça, será preciso engajar e mobilizar toda a rede, em diferentes frentes e momentos, ao longo dos próximos anos. 
 
Para a secretária Cecília Leite, a oficina contribuiu para orientar as secretarias da Educação. "Recebemos orientações de como iniciar o processo de implementação na rede. A BNCC está em processo de análise  para sua homologação pelo Conselho Nacional de Educação, e até a finalização desse processo as secretarias já devem iniciar ações para a implementação da Base e a construção de seu referencial curricular", explica.
 
Ainda de acordo com Cecília, é de substancial importância a organização da implementação com antecedência. "A primeira etapa consiste na estruturação da governança da implementação. A segunda etapa está voltada para o estudo dos referenciais teóricos, concepções, e histórico curricular da rede. Essas duas etapas deverão ser iniciadas mesmo antes da homologação do documento pelo CNE. As demais etapas: (Re)elaboração curricular; Revisão do PPP, Formação Continuada dos Professores, Materiais Didáticos e Avaliação e Acompanhamento  da Aprendizagem estão atreladas à homologação do documento", completa a secretária da Educação de Aracaju.
 
Guia
 
O guia, disponível em pdf no site da Undime, apresenta de forma simples, direta e didática informações sobre a Base e sugestões de ações para os primeiros passos da implementação e de como executá-las. Apesar de a Base ainda não estar definida - o documento está em análise no Conselho Nacional de Educação -, as secretarias de Educação já podem e devem se organizar. Segundo o guia, com a terceira versão publicada, as redes podem começar o trabalho, desde já, em pelo menos duas frentes: comunicação e adaptação dos currículos e projetos pedagógicos.
 
"Essa é a hora de comunicar e garantir o entendimento da BNCC, sua importância, seu histórico de construção. Também é recomendável preparar a revisão curricular: identificar e mobilizar os profissionais estratégicos, investigar os documentos atuais da rede, ouvir os educadores sobre quais princípios deveriam nortear a política curricular local", diz um trecho do guia.

O guia traz os seguintes conteúdos:
 
Comunicar para engajar, com sugestões de ações estratégicas para secretarias, diretores e coordenadores para informar e dar transparência ao processo de implementação da Base Nacional Comum;
 
Preparar a rede para a revisão curricular, que apoia a reflexão do gestor quanto ao histórico curricular de sua rede e como a BNCC se adapta aos objetivos de seu currículo; 
 
Envolver os professores e a comunidade escolar, onde estão dicas para engajar os professores na discussão sobre a Base, promovendo debates que vão do topo à ponta da comunidade escolar.
 
Além disso, o guia ainda conta com materiais anexos para complementar a leitura e apoiar o gestor: sugestão de carta e mensagens-chave; uma apresentação com o histórico da Base Nacional Comum; um documento com respostas para as perguntas mais frequentes, entre outros.