Eliane Aquino participa de Conferência Nacional sobre o enfrentamento ao câncer de mama

Assistência Social e Cidadania
10/08/2017 18h01

Atendendo a um convite da Associação Mulheres de Peito e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio e Saúde da Mama, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, participou nesta quinta, dia 10, da I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas. O objetivo da Conferência, que aconteceu no Hotel The Capital, em São Paulo, reunindo cerca de 100 lideranças municipais e estaduais, além de profissionais da sociedade civil organizada,é a construção de um plano orientador contendo propostas e ações que visem ao enfrentamento do câncer de mama.

O encontro reúne lideranças indicadas pelas 62 organizações não-governamentais associadas à Femama, que estão localizadas em 19 estados e no Distrito Federal. Dentre os temas abordados durante o evento estão o empoderamento feminino, saúde e economia; o custo social do câncer; e a importância do registro compulsório do câncer para a mensuração dos dados.

"Tenho uma profunda admiração por todas as entidades que atuam com a luta pela vida e enfrentamento ao câncer. São pessoas que, na maioria das vezes, fizeram da dor e do medo uma causa para ajudar a salvar outras vidas. É inegável a força e a garra dessas mulheres na luta por melhores condições de atendimento aos pacientes oncológicos em Sergipe. Me senti honrada com o convite, mas sei o quanto ainda temos desafios e o quanto ainda precisamos melhorar os serviços para amenizarmos e darmos o atendimento necessário a cada pessoa que sofre com a doença. Isso envolve ações de fortalecimento da rede,  prevenção, diagnóstico precoce e construção de parcerias. Sabemos que o desafio é gigantesco e que há muita dificuldade financeira para que possamos realizar o nosso papel, mas com o desenvolvimento de ações integradas acredito que podemos buscar algumas alternativas para melhorar a qualidade de vida daqueles que enfrentam essa grave doença", explicou Eliane Aquino.

Para Sheila Galba, representante do Movimento Mulheres de Peito, a realização da Conferência é muito importante para todos, pois abriu um leque de debates que precisam ter maior visibilidade entre a população. "O evento debateu de modo amplo como o câncer afeta a vida das pessoas. Precisamos compreender o quanto um diagnóstico de câncer traz um impacto social na vida de quem o recebe. É necessário compreender que o câncer se tornou uma epidemia e que há questões maiores a serem tratadas além da saúde do paciente, a exemplo da redução de ofertas de trabalho para aqueles que sobrevivem à doença. Por isso, compreendemos que Eliane Aquino seria a pessoa mais indicada para vir conosco ao evento. Sensível à causa, inclusive como alguém que conhece de perto a doença, Eliane sempre teve um perfil que representa para nós empoderamento e humanidade, além de sempre estar aberta ao diálogo com todos que atuam nessa área. Ficamos muito felizes por ela ter aceitado o convite e estar aqui conosco", reforçou.  

Empoderamento Feminino, Saúde e Economia

Esse foi o tema da palestra conduzida pela vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo (Business Professional Woman São Paulo) e assessora da ONU Mulheres, Erika Zoeller Vargas. Dentre as questões abordadas, ela destacou o quanto o Brasil precisa buscar ações que combatam a desigualdade de gênero, ainda tão presente no país. Segundo Eika Vargas, o Brasil ocupa a 79a posição do mundo no ranking geral de desigualdade de gênero e na 129a posição do ranking de igualdade salarial, de um total de 144 países, o que impacta diretamente na qualidade de vida das mulheres, que no Brasil recebem, em média, 30% a menos que os homens para desenvolver as mesmas funções. De acordo com a palestrante, investir na saúde da mulher é fator primordial para o crescimento social, político e econômico.

Sobre a Associação Mulheres de Peito

A associação surgiu a partir de movimento social de mulheres, todas portadoras do câncer de mama, que enquanto faziam seus tratamentos sentiram dificuldades no acesso e/ou na continuidade da prestação do atendimento do serviço oncológico Sergipe. Com o tempo, o grupo decidiu se organizar e criar uma ONG para que pudessem ampliar suas possibilidades de atuação. Com a ONG legalmente constituída foi possível, por exemplo, realizar a filiação do grupo junto à Femama.

Sobre a FEMAMA

A FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) é uma entidade sem fins econômicos que concentra uma rede de 65 instituições ligadas à saúde da mama, presentes em 19 estados brasileiros e Distrito Federal, representando mais de um milhão de cidadãos. A instituição atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama. Eleita membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a FEMAMA tem direito a voto nas pautas propostas pelo CNS que, posteriormente, se convertem em recomendações para o Ministro da Saúde na condução e formulação de políticas públicas.

Presenças

A deputada estadual Goretti Reis e a voluntária Alda Maria Santos da Associação de Amigos da Oncologia (AMO) também participaram do evento representando o estado de Sergipe.