Quinta Instrumental: lançamento da Funcaju é sucesso de público

Cultura
10/08/2017 22h14

Encantamento. Esse foi o sentimento do público na primeira noite do projeto “Quinta Instrumental”, idealizado pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju. Em plena noite desta quinta-feira, 10, o Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, estava lotado por uma plateia amante da música instrumental, que foi prestigiar o show do primeiro artista a se apresentar no evento, Fred Andrade.

Um show de iluminação e frequências de vibração das cordas, tanto da amada guitarra de Fred, como também do seu outro companheiro, o violão. Com um repertório rigorosamente selecionado, só as melhores dos seus oito álbuns, o artista levou o público ao delírio, sendo ovacionado a cada encerramento de canção. “Foi uma noite fantástica. Não imaginava que viria tanta gente no primeiro dia do projeto. Fiquei arrepiado quando abriram as cortinas e estava lá, aquela multidão de gente. Fiquei muito feliz e agradecido pela oportunidade de todos da Funcaju”, agradeceu Fred Andrade.
 
Crianças, jovens e pessoas da melhor idade se divertiram e aprovaram a iniciativa da fundação em promover um evento instrumental. Para o professor emérito, Eduardo Garcia, todo tipo de manifestação cultural é válida e a iniciativa da Funcaju foi elogiada. “Eu fiquei encantado com o projeto, com a organização e também com a vibração das pessoas. O povo de Aracaju gosta de cultura e esse tipo de projeto é sempre muito bem vindo”. Ele também destaca o profissionalismo e carisma do guitarrista Fred Andrade. “Eu fiquei extremamente emocionado. O Fred desafia a guitarra. Isso mostra o quanto ele é um guitarrista passivo. Ele faz do violão e guitarra instrumentos de libertação da alma”, complementou.

Segundo o presidente da Funcaju, Silvio Santos, que fez a abertura do projeto, a Quinta Instrumental faz parte de um conjunto de ações que a fundação vem promovendo com o objetivo de ocupar o Centro de Histórico de Aracaju com ações culturais de qualidade e gratuitas. “O povo de Aracaju gosta de coisa boa, de música de qualidade. Esse teatro cheio é a comprovação disso. Estamos trabalhando para ocupar ainda mais o centro da capital com bons projetos, que todos podem participar”, explicou.
 
O projeto ganhou até fãs fieis, que prometem anotar na agenda semanal os shows, como é o caso da produtora cultural Dani Dutra. “Já estava na hora de Aracaju realizar um evento como este, porque a música instrumental tem público, só precisa mesmo é de mais espaço. Fiquei impressionada com a organização, que esmerou desde a qualidade do som até mesmo a decoração do palco. Isso é algo que atrai as pessoas. Com certeza esse projeto será um sucesso”, observou.

Quinta Instrumental 
 
Toda quinta-feira, às 19h, o Centro Cultural de Aracaju será palco de apresentações de música instrumental diversificada. Até dezembro, a Funcaju promoverá cerca de 20 shows com artistas locais. O evento, que tem apoio do Sesc e Sebrae é promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju através do planejamento de Ocupação do Centro Histórico da cidade desenvolvido junto com a Fundação Cultural.