Sema e Saúde dialogam sobre redução de custos dentro das secretarias

Meio Ambiente
11/08/2017 16h01

Com o intuito de conhecer a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) aderida em Aracaju pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o gerente da Qualidade do Ar e Solo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Paulo Vinícius, se reuniu nesta sexta-feira, 11, com o coordenador do programa e analista ambiental, Cleverton Costa, e com o diretor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema, Paulo Cerqueira.
 
A Agenda Ambiental da Administração Pública é um programa instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), cujo objetivo é a redução de gastos dentro do órgão público, reduzindo a energia, gerando o mínimo de rejeitos e adquirindo produtos que causam menos danos ao meio ambiente. Para o coordenador da A3P, Cleverton Costa, é gratificante ver que o programa, mesmo antes de ser oficializado, está gerando resultados e que um dos eixos do programa, que é difundir a propostas para as outra secretarias do município, está sendo colocado em prática. 
 
“Estamos muito felizes em saber que a Secretaria Municipal da Saúde demonstrou interesse em nos visitar e conhecer melhor o Programa A3P. Os próximos passos da Sema serão entrar em contato com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para iniciar o processo de adesão, articular as nossas estratégias no âmbito municipal e oficializar o programa no Diário Oficial do Município”, declara Cleverton Costa.  
 
O gerente da Qualidade do Ar e Solo da SMS, Paulo Vinícius, que é lotado na Vigilância Sanitária, mostrou interesse em fazer com que a Saúde se torne parceira deste programa, investindo em medidas mais eficientes no que diz respeito aos aspectos ambientais no ambiente de trabalho.    
 
“Hoje vim conhecer de perto o trabalho que a Sema vem realizando no sentido de sensibilizar o órgão público, fazendo com que ele contribua para a melhoria da eficiência com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente. O objetivo da SMS, por exemplo, é ir se adequando a essas questões, reduzindo o consumo da maneira que possamos ter uma gestão ambiental eficaz, melhorando  o procedimento da saúde dos trabalhadores“, explica Paulo Vinícius.  
 
De acordo com Paulo Vinícius, a SMS já vem realizando uma série de medidas internas a fim de sensibilizar os seus servidores a aderir a essas práticas. “Já tomamos essa iniciativa em diversos setores da secretaria, através da economia de papel, racionalização do uso das impressoras e aparelhos de ar-condicionado. São medidas pequenas, mas que no dia a dia as pessoas vão aderindo e se  somando para um objetivo maior: a participação de todos”, conclui Paulo Vinícius.