Prefeitura retoma plantio de mudas em avenidas da capital

Meio Ambiente
11/08/2017 18h09

Mais de 300 mudas foram plantadas nesta semana nas avenidas da capital, esse plantio é resultado de um trabalho em conjunto entre os órgãos da Prefeitura de Aracaju, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Empresa municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que pretendem tornar a cidade muito mais verde e florida com a meta de plantar cerca de 40 mil árvores em quatro anos de gestão.
 
O plantio desta semana ocorreu nas avenidas Augusto Maynard, Beira-Mar, Acrísio Cruz, Francisco Porto e Tancredo Neves. As espécies selecionadas pela equipe da Sema foram o oiti, a albizia, a aroeira vermelha e salsa, o cedro e a sibipiruna, todas nativas da Mata Atlântica.
 
Segundo o secretário da Sema, Cesar Viana, será feito um planejamento para verificar a possibilidade de novos plantios no período em que as chuvas estarão escassas. “Sabemos que o inverno está acabando e as mudas precisam ser regadas. Faremos um planejamento para que elas sejam plantadas em áreas irrigáveis”, declara o secretário.
 
As equipes da Sema estão escolhendo as espécies que mais se adaptam ao solo de cada avenida. "Escolhemos as espécies da Mata Atlântica, a aroeira vermelha, por exemplo, é uma espécie nativa do nosso tabuleiro costeiro. Selecionamos outras espécies que vão garantir sombra, como o oiti", informa o assessor técnico da Sema, Vitor Melo.
 
De acordo com a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, as espécies, além de garantirem sombra, vão embelezar mais a cidade. “A albizia é uma espécie que floresce com uma coloração amarela, ela cresce rápido e é bem resistente à seca. Além dela temos a sibipiruna, que também é uma espécie que floresce na cor amarela. Com certeza irão tornar a cidade mais bela”, relata.