Saúde realiza ensaio fotográfico com gestantes da Oswaldo de Souza

Saúde
11/08/2017 17h20

Em alusão ao Dia da Gestante, comemorado na próxima terça-feira, 15, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu hoje um ensaio fotográfico com as gestantes e puérperas atendidas na Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, que fica no bairro Getúlio Vargas. A atividade foi realizada no Parque da Sementeira, com o objetivo de resgatar a autoestima das futuras mamães e eternizar um momento importante para a mulher: a gestação.

A enfermeira Marcelly Dourado explica que essa foi uma ação conjunta para valorizar as gestantes usuárias da USF. “O ensaio fotográfico foi pensado pela equipe de saúde da Oswaldo de Souza, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Programa Saúde da Mulher. A nossa intenção foi proporcionar o empoderamento destas mulheres, uma vez que fazendo as fotos elas se sentem lindas e felizes”.

Os cliques foram feitos por Raquel Carvalhal, fotógrafa voluntária, e pela coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila. Uma atividade que contribui para a saúde das gestantes e puérperas e que também foi importantes para que elas pudessem tirar dúvidas com os profissionais da saúde. “Essa foi uma oportunidade de conversar com essas mulheres sobre assuntos diversos, como a violência obstétrica  e o direito que as gestantes têm de ter um acompanhante na hora do parto. Explicamos ainda as ações que a Secretaria da Saúde tem feito para garantir um pré-natal adequado  e o trabalho com as maternidades para a realização de partos mais humanizados”, disse Cristiani Ludmila.

No sétimo mês de gravidez, a dona de casa Ana Paula da Silva Cristóvão contou que ficou muito emocionada em participar da ação. “Eu moro em Aracaju há dez anos e não tenho família por perto, então receber esse carinho dos profissionais da saúde pra mim é  gratificante. Fui muito bem acolhida na Unidade de Saúde, saber que tem gente que realmente se preocupa comigo e com meu bebê é motivo de muita emoção pra mim, principalmente porque agora terei eternizado, através das fotos, um momento muito importante da minha vida”.