Semict e Sebrae se somam no projeto “Aracaju Destino Turístico Inteligente”

Indústria, Comércio e Turismo
11/08/2017 20h49

Dando prosseguimento à parceria com o Sebrae/Se na discussão de ações que potencializem o turismo em Aracaju, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, e a diretora de Turismo da secretaria, Caroline Portugal, foram recebidos pelo superintendente do Sebrae/Se, Emanoel Sobral, e pelo diretor técnico, Marcelo Barreto,  na manhã desta sexta-feira, 11, para assistirem à apresentação do projeto "Aracaju Destino Turístico Inteligente".

O projeto visa fortalecer a cadeia de pequenos negócios na área do turismo, utilizando o conceito de cidades inteligentes (smart cities) nas questões de sustentabilidade, acessibilidade e inovação, "tornando o território turístico mais competitivo", explicou Bianca Faria, gerente do projeto.

Ainda de acordo com Bianca, serão realizadas oficinas com foco no conhecimento da cadeia produtiva do turismo para traçar um diagnóstico do setor e ao final será elaborado um Plano de Ação para o turismo em Aracaju para ser aplicado a partir de 2018.

O diretor Marcelo Barreto aproveitou para sugerir que fosse avaliada a oportunidade de Aracaju conquistar a certificação internacional "Bandeira Azul", relacionada com a qualidade de praias, com capacidade para potencializar o turismo de sol e mar em Aracaju. "É um certificado de qualidade da água, de mobilidade e de segurança nas praias. No Brasil temos apenas seis praias certificadas e no Nordeste nenhuma ainda", comentou, esclarecendo que apenas marinas e prefeituras podem se credenciar para obtenção do certificado.

Um estudo elaborado pela Consultoria Urban Systems em 2016 classificou Aracaju apenas como o 78º destino mais inteligente do país. O levantamento levou em consideração aspectos como a existência de espaços turísticos inovadores, tecnologia de ponta, interatividade e oferta de experiência de qualidade aos turistas. "Diante das transformações pelas quais a cadeia do turismo vem passando, aliado ao surgimento das novas tecnologias, é mais do que necessário preparar as nossas empresas para esse novo cenário. Essas ações serão fundamentais para inseri-las nesse novo modelo de turismo que cada vez mais se consolida no mundo", explicou o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral

Jorge Santana destacou a importância do Sebrae no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Aracaju. "Com esse projeto o Sebrae/Se está alinhado com nossa estratégia de tornar Aracaju uma cidade inteligente, tirando proveito do uso da tecnologia em favor da cidadania e do empreendedorismo", aproveitando para ratificar convite feito ao superintendente Emanoel Sobral para uma reunião no próximo dia 22/08, quando a Semict apresentará a iniciativa de realização do hackathon Aracaju, uma maratona que visa desafiar os participantes a criarem soluções para resolver problemas da cidade. "Nossa intenção é atrair parceiros para realizar esse hackathon destinado a encontrar soluções aplicadas ao Centro Histórico da nossa cidade em dimensões como mobilidade, segurança, turismo e vida noturna".