Prefeitura reorganizará circulação de carroças por Aracaju

Transporte e Trânsito
15/08/2017 17h25

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, determinou que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) faça um cadastramento e recadastramento das carroças e condutores desses veículos que trafegam pelas vias da capital. O processo será conduzido em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O objetivo é reorganizar a circulação de veículos de tração animal pela cidade, além de contribuir para o combate ao descarte de resíduos em locais inadequados. A última vez em que houve recadastramento de carroças e carroceiros em Aracaju foi no ano de 2010, na gestão anterior de Edvaldo.

O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, e o presidente da Emsurb, Luiz Roberto, se reuniram nesta terça-feira, 15, para definir os detalhes do recadastramento. Uma comissão criada pelo órgão de trânsito definirá o cronograma e as datas e o formato do recadastramento serão divulgados em breve.

Identificar quem são os condutores de carroças que circulam por Aracaju é uma questão importante para o trânsito da cidade, segundo o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes.“Precisamos saber quem são, conscientizá-los sobre suas responsabilidades e apontar quais são as vias onde eles podem e não podem trafegar”, disse.

Para o presidente da Emsurb, o recadastramento é importante também para a limpeza da capital. “Sabemos que há muitos carroceiros que despejam resíduos sólidos, principalmente restos de materiais de construção, em áreas inapropriadas e a identificação deles contribuirá bastante para o nosso combate a esse tipo de ação”, disse Luiz Roberto.

Cumprindo a lei

A lei federal nº 3.502/2007 entrou em vigor no primeiro semestre de 2008, e, a partir de então, algumas medidas foram tomadas para tentar regularizar a situação de carroceiros e das carroças, a exemplo do emplacamento dos veículos, realização de cursos e emissão de registros.

A lei restringe também locais e horários para a circulação das carroças e tem uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no trabalho de fiscalizar e organizar o uso desse transporte.