Fundat oferece curso de técnicas básicas de crochê na Coroa do Meio

Agência Aracaju de Notícias
15/08/2017 18h52

Com o intuito de oferecer um curso que pudesse servir não só como uma forma de ocupação nas horas livres, mas também como uma possibilidade de impulsionar a geração de renda familiar para dos alunos, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), iniciou na tarde desta terça-feira, 15, o curso de técnicas básicas em crochê, no pólo localizado no bairro Coroa do Meio.

Oferecido pela primeira vez nesse núcleo, o curso logo teve todas as suas 20 vagas ocupadas pelo público feminino e tem a duração de dez dias, de segunda a sexta-feira, sempre das 14h às 17h. "Este curso existe para que, quando sair daqui, o aluno já tenha aprendido a vender a peça e para que possa adquirir a sua própria renda. Muitas participantes já fazem feltro, bonecas, técnicas aprendidas em cursos oferecidos pela Fundat, e agora o crochê, que é para acrescentar mais a renda delas", relata a ministrante do curso, Adriana Nunes.

A abertura do curso ficou por conta do estudante de Secretariado Executivo, Rafael Barroso, que ministrou uma mini palestra sobre empreendedorismo e marketing pessoal para as alunas interessadas em complementar a renda familiar com a confecção das peças em crochê. "Sempre que acontece um curso novo na Fundat, a gente colabora com a palestra para que possamos possibilitar novas experiências para os alunos, visando dinamizar e incentivar o pensamento empreendedor", afirma o palestrante.

Para a aposentada Josenice Santos, de 59 anos, a oportunidade de participar do curso já era uma vontade antiga. "Faço cursos de artesanato na Fundat há três anos e já aprendi muita coisa aqui. Os cursos são ótimos e dão oportunidades para a gente aprender e trabalhar com isso. Eu já sou costureira, mas faço os cursos para aprender coisas diferentes. Quando me disseram que teria o de crochê, eu fui a primeira a me matricular", conta.

Já para a aluna Bruna Cavalcante, de 22 anos, que já fez o curso de informática básica em outro polo da Fundat, essa é a chance de começar um novo negócio para ela. "Por enquanto estou desempregada, aí vim fazer o curso de crochê para que mais tarde eu possa trabalhar com isso, A iniciativa é muito boa, principalmente para quem não tem condições de pagar por aulas assim. É um gesto nobre da Prefeitura", relata a aluna que fica sempre atenta ao surgimento de novas oportunidades de aprendizado na Fundação.

Segundo o coordenador da unidade, Erik Mamlak, existia uma grande expectativa pela oferta do curso que, enfim, foi iniciado. "A oferta do curso partiu de uma pesquisa feita com os alunos já frequentadores do núcleo, onde foi constatado um grande interesse pela oferta das aulas de crochê, e agora a gente conseguiu trazer para cá", explana.

Novos cursos

Até o final do mês, dois novos cursos serão iniciados na Fundat da Coroa do Meio. O primeiro a ser realizado será o de Educação Empreendedora e Financeira, no dia 21. O segundo será o de Atendimento com Qualidade, no dia 29 de agosto. As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Fundat da rua Pacatuba, 104 - Centro, ou no núcleo da Coroa do Meio, na avenida Antônio Góis, s/n.