Escolas municipais de Aracaju são contempladas com projeto Aula Digital

Educação
16/08/2017 15h22

Com o objetivo de contribuir para que os estudantes descubram novas formas de construção de conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas, bem como para estimular e trabalhar o empoderamento de professores para o uso de metodologias inovadoras, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), estabeleceu mais uma importante parceria, desta vez com a Fundação Telefônica Vivo, através do curso "Aula Digital". Nesta quarta-feira, 16, coordenadores e gestores escolares participam do primeiro módulo. O segundo módulo será apresentado aos professores do ciclo de alfabetização em data a ser estabelecida.

O Aula Digital beneficiará 812 alunos do 1º ano, 986 do 2º ano, e 765 do 3º ano, além de 100 professores do ensino fundamental da rede municipal da Educação de Aracaju. Além da formação e acompanhamento de professores e gestores, as ações do projeto disponibilizarão plataforma digital com materiais pedagógicos aos estudantes e a doação de equipamentos tecnológicos para a secretaria e escolas selecionadas para a implantação do projeto.

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora Lima, o projeto é novo em Sergipe. "O critério adotado pela Fundação foram de 14 escolas municipais, então, tivemos que fazer a seleção e um dos nossos critérios foi de acordo com o IDEB, as escolas que tiveram a pontuação mais alta e mais baixa, justamente para posteriormente fazermos um comparativo. Esse projeto vai trazer uma contribuição enorme para as aulas do ciclo de alfabetização, porque o trabalho da Aula Digital visa a inovação das práticas pedagógicas com o uso da tecnologia", afirmou.

Com muito entusiasmo, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, Cris Souza, conta que está encantada com a possibilidade de a escola fazer parte do projeto. "As tecnologias precisam ocupar seus espaços dentro das instituições educacionais e esse projeto com o suporte da operadora Vivo é maravilhoso. Hoje em dia, é muito comum ficarmos preocupados com crianças tendo acesso à internet, com esse projeto não precisamos nos preocupar com isso porque já vem tudo pronto, a criança recebe no tablet o assunto que o professor programar no notebook", opina.

O coordenador pedagógico da Emef João Teles Menezes, Luiz Gustavo Rosa Santos, vê o projeto como uma oportunidade para os estudantes de comunidades mais carentes terem acesso à tecnologia para construção de conhecimentos. "A proposta do projeto Aula Digital é uma chance de levar esse trabalho voltado para tecnologia nas escolas situadas em comunidade mais carente, como é o caso do João Teles. Nossos alunos são de uma geração tecnológica, isso desperta uma curiosidade, porém, eles usam um acervo muito ilimitado de informação. O projeto vai unir essa questão, trazer a tecnologia como uma forma positiva para gerar mais conhecimento", revela.

Projeto

O Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica, que visa melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

No Brasil, o projeto é desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo. Em Sergipe, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Paramitas, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora para crianças que vivem em locais de vulnerabilidade social. Com isso, irá beneficiar 18.500 estudantes de 310 escolas, além de formar e acompanhar 775 educadores das redes estadual e municipais de ensino.