Aracaju sedia 34º Congresso Nacional da Abrajet e se transforma na capital nacional do turismo

Indústria, Comércio e Turismo
16/08/2017 21h19

Desta quarta-feira, 16, até sábado, 19, Aracaju é alçada à capital nacional do turismo com a realização do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) que este ano tem como tema “Turismo e Sustentabilidade”. O evento acontece no Centro de Convenções do Delmar Hotel, na Orla de Atalaia, e reúne mais de 120 profissionais da imprensa especializados em turismo para discutir questões relacionadas à atividade econômica e ao jornalismo de turismo.

A abertura contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que se mostrou encantado com Aracaju, enaltecendo a limpeza, a organização da cidade e o jeito de ser do aracajuano. Sobre o evento, considerou uma “oportunidade para ouvir as reivindicações dos operadores do turismo” e se mostrou otimista com os avanços que o setor deve experimentar nos próximos anos. “Com o plano ‘Brasil Mais Turismo’, que lançamos no mês de abril, a perspectiva é nos próximos cinco anos colocarmos mais de 40 milhões de brasileiros no mercado de turismo interno e aumentar de 6,5 milhões de turistas internacionais para 12 milhões, gerando mais de dois milhões de empregos em todo o Brasil”, afiançou.

O prefeito Edvaldo Nogueira foi representado pelo secretário Municipal da Indústria Comércio e Turismo, Jorge Santana, com uma mensagem anfitriã de boas vindas aos participantes. À tarde o secretário apresentou a palestra “Aracaju, vem sentir de perto”, um passeio lúdico e informativo pelos encantos da cidade. 

Jorge abriu sua apresentação explicando a singularidade do traçado quadrático da cidade - em formato de um tabuleiro de xadrez -, a primeira cidade planejada no Brasil. Com cuidadoso trabalho de ilustração fotográfica, fez com que os jornalistas apreciassem as belezas naturais e gastronômicas oferecidas pelos 4 Km da Orla de Atalaia, segundo Jorge, “a orla mais bonita do Brasil”, sem esconder seu entusiasmo com a rede hoteleira, o Oceanário, as águas “mornas e morenas” da praia, a areia convidativa para a prática de esportes e a Passarela do Caranguejo, com seu complexo de bares e iguarias, como o famoso caranguejo, crustáceo sensação naquele espaço.

Da Atalaia, Jorge seguiu para a Orla Pôr do Sol, mostrando o belo estuário do Rio Vaza Barris e as delícias da Croa do Goré com passeios de lanchas e catamarãs. “Um local ideal para a prática de esportes náuticos”, disse. Em seguida, partiu para o Centro Histórico da Cidade e a primeira parada foi no Museu da Gente Sergipana, uma obra histórico-cultural idealizada e construída pelo ex-governador Marcelo Déda, respeitando o patrimônio arquitetônico, mas completamente *hi-tech*. Da pós-modernidade, um passeio pelos históricos mercados centrais com diversidade cultural, gastronômica, de costumes e de gente. Um espetacular mosaico humano formando a identidade aracajuana.

Respeitando o tempo determinado pela organização, Jorge finalizou sua apresentação falando sobre o ciclo junino na capital, com destaque para o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia; o Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade; a Rua São João, no Santo Antônio; o Gonzagão, no Augusto Franco;  e a Marinete do Forró, uma atração genuinamente aracajuana levando turistas e muito forró pelas ruas da cidade.

Durante os dias de Congresso, os jornalistas vão participar de painéis e palestras sobre atrações turísticas de Aracaju e outros municípios sergipanos como São Cristóvão, Laranjeiras, Estância e Canindé do São Francisco.

Mirian Petrone, presidente nacional da Abrajet, ressaltou a presença da “nata” do jornalismo de turismo divulgando a cidade para todo o país. Elogiou as belezas naturais de Aracaju e recomendou um trabalho mais “forte” na divulgação da cidade. “No turismo, divulgação não é gasto. Uma cidade só é promovida quando ela investe, quando ela vê que o turismo pode trazer benefícios para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade”.

O 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju; Governo do Estado, Sebrae/Se, Fecomércio/Se, Convention & Visitors Bureau, ABIH/Se e demais entidades ligadas ao trade turístico.