Emei Maria Givalda resgata a cultura popular em projeto pedagógico

Educação
17/08/2017 16h12

No mês do folclore, período tradicional na nossa cultura, diversas escolas da rede municipal de ensino estão desenvolvendo atividades alusivas à data. Nesta quinta-feira, 17, foi o dia da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Maria Givalda da Silva Santos, localizada no bairro Soledade, iniciar o projeto Folclore que se estende até o dia 25 de agosto. O projeto possibilita o conhecimento e a preservação da cultura, envolve as crianças em leituras de lendas e oficinas de confecção de enfeites, que simbolizam o período.

Os alunos da creche e da pré-escola, na faixa etária de dois a cinco anos, participaram de danças, cantigas, bem como aprenderam sobre o significado do folclore. Durante a semana, as crianças também vão participar de brincadeiras, ditados populares, cantigas de roda, adivinhações e visita ao Centro Cultural de Aracaju.

A coordenadora pedagógica, Clariane Maria Ramos dos Santos, fala sobre a ideia do projeto e a importância de oferecer esse conhecimento desde os anos iniciais dos estudantes. “O objetivo é resgatar a nossa cultura popular que vem sendo um pouco esquecida, como as brincadeiras, os jogos, as danças e as manifestações folclóricas, que acontecem no Brasil e no nosso estado. É importante que as crianças aprendam a valorizar nossa cultura desde pequenas, transmitindo esses conhecimentos à família e aos amigos”, explica.

Jhenyfer Vitória Santos Gois, 4 anos, conta que não conhecia os personagens das lendas do folclore. “Eu aprendi sobre o saci-pererê, o lobisomem e a mula sem cabeça. As histórias são bem legais e o que eu mais gostei foi da lenda da Iara”, revela a aluna.

O fundador do balé folclórico de Laranjeiras, João Pinheiro, foi convidado pela Emei para participar do projeto e mostrar às crianças a essência dessa cultura popular. “Sou mestre do folclore e trabalhar esse tema principalmente na educação infantil é ter a certeza de que vamos conseguir manter as nossas manifestações populares de Sergipe. Fiquei muito feliz pelo convite e espero que esse projeto sirva de exemplo para outras escolas mostrarem a importância dessa cultura dentro da sala de aula”, afirma.

Para a professora Regina do Nascimento, trabalhar sobre o folclore na educação infantil é plantar a semente do conhecimento cultural. “As crianças nessa faixa etária estão em formação, então esse é o melhor momento para construir essa conscientização de manter o folclore, pois a educação infantil é a base da educação de um ser humano”, opina.