Avenida Francisco Porto recebe plantio de 25 mudas de árvores

Agência Aracaju de Notícias
17/08/2017 14h09

Uma cidade mais verde proporciona bem-estar e qualidade de vida para moradores e visitantes. É este o objetivo do Plano Municipal de Arborização da Prefeitura de Aracaju que, até este mês de agosto, já plantou mais de três mil mudas em avenidas, praças, parques e escolas. Seguindo com as ações do plano, quem passar pela avenida Francisco Porto vai notar uma novidade no canteiro central. É que na manhã desta quinta-feira, 17, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou o plantio de 25 mudas de árvores no local.

A avenida, que já havia recebido na semana passada o plantio de dez mudas da espécie sibipiruna, recebeu, além de mais cinco da mesma espécie, 20 mudas de farinha seca. Ambas as árvores são nativas da Mata Atlântica e levam, em média, cinco anos para atingir a idade adulta. Quando as árvores que já estão no local precisarem ser retiradas, as novas mudas já estarão prontas para substituí-las.

O técnico da Sema, Vitor Melo, explica que este plantio causa impacto positivo no local. "Essas espécies, nativas da Mata Atlântica, têm muita beleza. Elas produzem buquês de flores que dão um visual muito bonito". Segundo ele, os benefícios não são apenas visuais. "Quem caminha por aqui tem a sensação de um clima bem mais ameno proporcionado pelas árvores. Além disso, elas contribuem também para resgatar aves que não habitavam mais por aqui, mas que acabam retornando porque se alimentam dos seus frutos. No Parque da Sementeira, por exemplo, já é possível ver novamente o canário-da-terra", pontua.

A avenida Francisco Porto foi a última a receber o plantio da Sema. Até a sexta-feira, 18, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizarão o plantio nas avenidas Acrísio Cruz e Pedro Valadares. As ações agora continuam sendo levadas para praças e escolas, com o plantio de árvores frutíferas, como parte do programa Nosso Pomar.

A cidade de Aracaju apresenta um déficit acentuado de áreas verdes e necessita aumentar o número de árvores plantadas, o que se tornou uma das prioridades da atual gestão. Hoje, as árvores na cidade correspondem a 4m² por habitante, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Comitê Consultivo de Arborização Urbana preconiza 15m² por habitante.