Vigilância em Saúde vai ser tema de Conferência

Saúde
17/08/2017 17h18

Neste ano acontece a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. A etapa municipal vai ocorrer de 21 a 25 de agosto no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), e pelo Conselho Municipal de Saúde de Aracaju.

A Conferência Nacional de Vigilância em Saúde será realizada no Brasil pela primeira vez com o principal objetivo: propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. “A Conferência foi pensada depois da emergência pública que ocorreu com o aumento dos casos de microcefalia em bebês após a epidemia do zika vírus no país. Na verdade foi uma comoção mundial e houve a necessidade de ter uma política pública para atendimento e reabilitação destas crianças”, informou a diretora da DVS, Taise Cavalcante.

A etapa municipal tem como tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” e eixo principal: “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”.

Cada dia será debatido um subeixo e no último dia será a escolha das propostas e  dos 60 delegados que irão representar Aracaju na etapa estadual, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro. Os quatro subeixos são: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. A etapa nacional vai acontecer em Brasília de 21 a 24 de novembro.