Alunos da Emei José Calumby aprendem em contato com a natureza

Educação
17/08/2017 18h49

A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Calumby estimula o desenvolvimento das crianças através do contato com a natureza. Com o inverno, as atividades têm sido elaboradas para explorar essa estação. Nesta quinta-feira, 17, as crianças confeccionaram pipas e brincaram de bolinhas de sabão.

A Emei José Calumby é a primeira escola pública municipal do Nordeste baseada na pedagogia Waldorf, cujo objetivo é propiciar um ambiente saudável, aconchegante e familiar, que proporcione segurança para que as crianças se entreguem, com plena confiança, ao processo educativo.

A diretora da Emei, Antonielia Ribeiro, fala sobre a importância da utilização de todos os espaços da escola para se trabalhar a integração dos alunos com a natureza e, consequentemente, com os coleguinhas e com a comunidade, estimulando o espírito de pertencimento àquele lugar - tanto a escola, quanto o 17 de Março.

"Esse ano o vento chegou mais forte e estamos vivenciando as possibilidades de renovação que ele nos traz. Hoje é dia de vivenciar intensamente esse momento e as brincadeiras que podemos desenvolver a partir do soprar dos ventos", explica a diretora.

Foi a educadora Jaciara Duarte, convidada para facilitar a oficina, que falou sobre o espírito das atividades desta quinta. "O mais bacana de se fazer as pipas é que você faz o resgate das brincadeiras antigas, pois pipa é uma coisa que com certeza os pais, as mães e avós deles soltaram, então para além do contato com a natureza, tem o resgate cultural das brincadeiras tradicionais", analisa.

Enquanto umas crianças iam ao pátio aberto, área de lazer interna da escola, outras três meninas, Daniele da Mota, Gleiciane de Jesus e Gabriela Vitória, todas com quatro anos de idade, estavam concentradas conversando com uma planta. Daniele foi rápida em responder o que estavam fazendo: "todos os dias a gente conversa com ela e hoje ela apareceu com essa florzinha amarela porque ela está feliz", fala a aluna, inocentemente.