Prefeitura disponibiliza atendimento psicossocial a guardas municipais

Guarda Municipal
17/08/2017 18h16

Preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vem realizando acompanhamento psicossocial de seus servidores e estabelecendo um canal de comunicação para conhecimento das demandas individuais e coletivas da categoria. Essa atuação vem sendo desenvolvida desde o dia 1º de março de 2017, através do Núcleo de Atendimento Psicossocial da instituição.

Atualmente o núcleo é coordenado pela guarda municipal e assistente social Sherlane Cristina, e conta também com uma psicóloga e três estagiários para a realização de encaminhamentos técnicos, inspeções institucionais, formatações de laudos específicos, campanhas educativas, levantamento e avaliação das políticas públicas.

"O Núcleo de Atendimento Psicossocial da GMA é o local de atendimento e acolhimento aos nossos servidores. Aqui são feitos encaminhamentos na área social e atendimentos psicológicos. Temos trabalhado também na construção de um estudo socioeconômico que será encaminhado à direção da GMA", informa Sherlane. A previsão é de que o estudo que está sendo realizado com todos os 118 guardas auxiliares fique pronto até o final deste ano.

Todos os meses, o núcleo recebe uma média de 30 guardiões que procuram atendimento de forma pessoal, encaminhadas pela direção da corporação ou ainda em obediência à legislação, que prevê acompanhamento psicológico para os guardiões envolvidos em eventos com disparo de arma de fogo em via pública com ou sem vítimas.   

Um dos encaminhados é Moacir Alves, guarda municipal há 15 anos. Moacir está com insuficiência renal crônica preparando-se para um transplante de rins e vem sendo acompanhado desde o mês de março.

"Esse atendimento e o apoio dos colegas de profissão têm feito muita diferença em meu tratamento. Essa atenção renovou minha vontade de viver e certamente me livrou da depressão que atinge pessoas que se encontram em situações como a minha. E eu não fui o único, outros guardiões com problemas de saúde e psicológicos já foram atendidos e vem passando por tratamento", afirma Moacir.

De acordo com o diretor da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça, os maiores beneficiados com esse atendimento são os aracajuanos. "Quando o agente de segurança pública, nesse caso o guarda municipal, está bem física, econômica e mentalmente, ele pode desenvolver suas atividades laborativas com mais empenho e dedicação, livre de situações psicológicas que atrapalhem ou dissipem o foco de sua atuação, dessa maneira, de forma indireta a população sai ganhando pois, terá à sua disposição homens e mulheres aptos a desenvolver seu potencial ao máximo na proteção da vida, dos direitos individuais e coletivos, e na preservação do patrimônio de interesse público', afirma Mendonça.

Atualmente o núcleo funciona na rua Carlos Correia, 260, bairro Siqueira Campos com atendimento entre as 7h e as 13h.