Idosos do Cras Maria Diná participam da edição Sonora Brasil

Assistência Social e Cidadania
17/08/2017 18h27

O intercâmbio de culturas é extremamente importante para o fortalecimento dos vínculos da população com os seus pares. Pensando nisso, a Secretaria da Assistência de Aracaju levou os idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, localizado no bairro 17 de Março, nesta quinta-feira, 17, para a edição Sonora Brasil, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, que aconteceu na Tenda Cultural, no bairro João Alves.

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto que está na sua 20ª edição, do Serviço Social do Comércio (Sesc) que tem o objetivo de desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A iniciativa tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção de mecanismos de difusão de música no país. Neste biênio (2017-2018) o tema escolhido para ser levado aos municípios do Norte-Nordeste é o Samba de Coco.

Ton Toy é musicista e leva oficinas de percussão ao Cras Maria Diná Menezes desde janeiro de 2017. Ao saber da realização do Sonora Brasil no município de Nossa Senhora do Socorro, ele teve a ideia de levar os idosos usuários do equipamento para participarem das atividades. “Esses momentos de celebração da cultura popular são muito importantes para a nossa gente. Pensando no mês de agosto, em que é celebrado o folclore, e aproveitando a programação favorável do Cras Maria Diná, nós trouxemos os nossos usuários da melhor idade para essa vivência e contato com o samba de coco de outras regiões”.

Ana Paula Gomes é coordenadora da Tenda Cultural de Nossa Senhora do Socorro e acredita que o fortalecimento de vínculos dos idosos de sua cidade com os usuários de unidades da Assistência de Aracaju é muito válido. “A troca de gestão oportunizou esse congraçamento. É muito bom que os nossos idosos se confraternizem, porque isso fortalece a autoestima deles e os torna pessoas mais fortes e felizes”

Para Fábio Oliveira, sergipano e representante regional do projeto Sonora Brasil, é um presente muito grande poder ter o samba de coco como um dos temas do projeto. “Nós sempre vislumbramos a oportunidade de colocar um grupo sergipano na roda de apresentações desse trabalho e conseguimos que o grupo ‘Samba de Coco da Mussuca’, da cidade de Laranjeiras, estivesse conosco, viajando por todo o Brasil neste biênio”.

Gildo Batista de Souza é usuário do Cras Maria Diná Menezes, e veio até a Tenda Cultural para declamar uma música em forma de poesia. “Eu amo a arte e não posso ver uma música de letra bonita que logo penso em colocá-la em forma de verso. Hoje eu recitei 'Mulher Nova, Bonita e Carinhosa', de Amelinha e Zé Ramalho para todo mundo ouvir as belezas da música popular brasileira”.