Maria José Guimarães assume a presidência do Conselho Municipal de Educação

Educação
18/08/2017 08h56

A nova presidente do Conselho Municipal da Educação de Aracaju (Conmea), Maria José Guimarães, e o seu vice-presidente, Antônio Belarmino da Paixão, foram empossados na tarde desta quinta-feira, 17. A nova presidente é pedagoga e mestra no ensino de Ciências e Matemática e coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação.

O Conmea foi um dos primeiros conselhos escolares a surgirem no Brasil, isso aconteceu na década de 80. Na década de 90, o conselho foi capacitar diversas outras organizações sociais em municípios de outros estados brasileiros e no interior de Sergipe, e, desde então, é uma referência nacional no que diz respeito à gestão democrática da educação.

Para a secretária, Maria Cecília Leite, o momento da posse representou a consolidação de um espaço que qualifica a gestão democrática, pois é um conselho com a representação de vários segmentos e cujas ações giram em torno da melhoria da qualidade da educação e do ensino. “Maria José vai conduzir com ética, com competência e com o distanciamento necessário que o cargo exige esse conselho que é um importante espaço da gestão democrática e nós estamos muito felizes pela Semed reconquistar esse importante espaço da gestão da Educação”, destaca.

Emocionada com as homenagens que recebeu, Maria José Guimarães, falou sobre a expectativa para a nova gestão. “A expectativa é muito grande, temos grandes desafios pela frente, mas nós estamos empenhados e contamos com a responsabilidade, compromisso e empenho dos conselheiros e da equipe técnica que o conselho possui”, afirma a presidente.

Maria José foi presidente do Conmea e, à época que presidiu a entidade, recebeu moção de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido. Reconhecimento que foi reforçado pela secretária da Educação, Maria Cecília Leite, e pelos diretores de escolas e representantes de entidades da Educação presentes no evento.

O nome de Maria José é sinônimo de ética para grande parte dos presentes, como destacou a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil José Calumby, Antoniela Ribeiro. “Ela é uma pedagoga extremamente correta e, como técnica, trabalha sempre de acordo com os regimentos, além disso, nós conhecemos a experiência de Maria José e ficamos muito satisfeitos porque temos uma pessoa tão ética à frente desse conselho”, analisa a diretora.

Isabel Cristina Campos é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama e explicou o motivo do nome de Maria José ser unanimidade para ocupar a presidência do conselho. “Em se tratando de ética, de sensibilidade profissional, de competência técnica, de compromisso político, dá tranquilidade de termos no comando uma pessoa dessa estirpe que entende de Educação e que vai fazer as intervenções necessárias, um acompanhamento devido, por isso eu não poderia faltar a esse momento e por isso esse auditório está cheio”, acrescenta.

Funcão do Conmea

O Conmea, tem 29  anos, ele foi criado pela Lei nº 1.430, de 06 de dezembro de 1988 e funciona como um órgão colegiado e integrante da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. O objetivo é desenvolver funções normativas, consultivas, deliberativas e de mobilização social.

Foi em 1995 que o Conmea passou a ter normas próprias no tocante a organização e funcionamento das escolas, através da Resolução nº 8, de dezembro do mesmo ano. Com a Resolução nº 03/98, o órgão passou a legislar sobre a vida escolar dos alunos, estudar planejar e orientar as atividades relacionadas com o sistema municipal de ensino se tornando referência nacional e passando a ajudar outros conselhos a se estabelecerem fora de Aracaju e de Sergipe.