Assistência e Saúde realizam cortejo alusivo à Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Assistência Social e Cidadania
18/08/2017 09h26

Nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h na praça Fausto Cardoso, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju participa do cortejo alusivo à Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atividade tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a importância de um olhar mais específico para o entendimento, fortalecimento e soma de esforços para essa parcela da sociedade.

A ação lúdica e cultural terá a participação dos usuários do Centro Pop, unidade da Assistência, Consultório na Rua e Programa de Redução de Danos, unidades da Saúde. “Esse é um movimento no sentido de chamar a atenção da sociedade para esta população. Enquanto administração precisamos sim cuidar desses cidadãos, mas é preciso que as pessoas os vejam sem o prévio julgamento da criminalização e sem o desejo higienista”, destacou Inácia Brito, diretora de Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Segundo Laís Gonzaga Almeida, coordenadora do Centro Pop, a proteção social é a peça chave para a luta desses indivíduos que se utilizam da rua como espaço de moradia e sobrevivência. “Junto com a Saúde estamos em um movimento de auxiliar essas pessoas, e de resistência, no sentido de que as batalhas enfrentadas por elas também são nossas batalhas. Nesse sentido estamos trabalhando para garantir direitos e nos somando com os atores da rede para chamar a atenção de todos para a questão”.

O cortejo terá como concentração a praça Fausto Cardoso e percorrerá os calçadões do Centro, até chegar à praça General Valadão, onde serão oferecidos serviços de cuidados pessoais em parceria com o SESC, além da distribuição de material informativo. As ações terminam nos dias 31 de agosto e 1ª de setembro, quando acontecerá o Seminário População em Situação de Rua, em conjunto com a Ordem Nacional dos Advogados de Sergipe (OAB-SE).