Emei Benjamin Alves envolve as crianças em atividades que estimulam o desenvolvimento

Educação
18/08/2017 12h40

A educação infantil é uma etapa importante para qualquer criança. Além do desenvolvimento educacional, é uma fase de socialização e preparação para a alfabetização. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Benjamim Alves de Carvalho, localizada no bairro Atalaia, realiza atividades que contribuem para a evolução da criança, que estimulam a criatividade, agilidade e a coordenação motora.

Além das sessões de desenhos e recortes de papéis, a pintura livre com as mãos também é uma das atividades realizadas com as crianças de três anos da Emei Benjamim Alves. Essas ações despertam a sensibilidade, a comunicação e aumentam a concentração da criança. A diretora da instituição, Maria Núbia Guimarães, explica a importância de incluir esses exercícios práticos no plano pedagógico da escola.

"As crianças da creche participam ativamente dessas atividades que fazem parte do cotidiano delas. Um dos nossos objetivos é despertar a imaginação e a interação para que elas possam socializar umas com as outras. A pintura livre é uma atividade muito divertida e que traz muitos benefícios para os nossos pequeninos", explica.

De acordo com a cuidadora da turma, Maria Dória, as crianças mostram interesse pelas atividades e o desenvolvimento dela é muito positivo. "Percebemos que elas melhoraram em vários aspectos, a coordenação motora, a comunicação entre elas, a fala. Tudo isso é trabalhado na sala de aula. Trabalhamos também com as tais palavrinhas mágicas: desculpa, por favor, obrigada, são palavras que eles já usam", conta.

"É um trabalho de reconhecimento, tudo o que ensinamos é para que eles possam crescer e se tornar cidadãos de bem e que possam contribuir com a sociedade de alguma forma. Sabemos que essa fase inicial na vida de uma criança é muito importante, por isso trabalhamos com muito amor e carinho para que elas possam se sentir acolhidas", completa a cuidadora Maria.