Estudantes consomem hortaliças cultivadas pela Emef Elias Montalvão

Educação
18/08/2017 18h27

'' Costumamos dizer que estamos semeando sonhos e colhendo amor. É um trabalho terapêutico que mexe com a alma e envolve dedicação e paciência''. Esse é o depoimento da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, Caroline Teixeira, localizada na Zona de Expansão. A declaração faz referência à horta orgânica que a escola vem cultivando, não somente proporcionando interação para a educação ambiental, mas utilizando os produtos cultivados nas merendas das crianças e jovens, incentivando a alimentação saudável. A escola é uma das que se destacam em Aracaju quando o assunto é educação ambiental e qualidade de vida.

As hortaliças e ervas medicinais foram plantadas na Emef no mês de junho e a colheita já é farta, com alimentos orgânicos como alface, cenoura, tomate, pimentão e cebolinha, hortelã, cidreira e boldo. Estes produtos, plantados e cuidados pelos próprios estudantes, quando já estão maduros, são colhidos pelos alunos e usados para enriquecer ainda mais o cardápio na merenda escolar. Já as ervas medicinais, a exemplo da hortelã, cidreira e boldo, ajudam os estudantes quando alguma enfermidade pode ser tratada com um chá de ervas.

Boa parte dos alunos presencia em sua rotina fora da escola o cultivo da terra, já que convivem com seus pais em sítios ou chácaras na região do Mosqueiro. Por isso, segundo a diretora, aprender através deste projeto se torna muito mais fácil.

Ela explica melhor sobre a diversidade de resultados observados a partir deste cultivo. ''O contato com a natureza é uma experiência bastante válida para as crianças e adolescentes. Para o desenvolvimento da nossa hortinha orgânica eles preparam a terra, colocam a terra preta, fazem a cova, colocam semente, limpam o mato que cresce por fora, regam, colhem e entregam os alimentos às cozinheiras. Cada estudante de cada turma fica responsável por um dia, na manhã e final da tarde''.

Mudanças para hábitos mais saudáveis

A diretora conta, ainda, que agora os alunos estão mais motivados a hábitos de consumos mais naturais e que lhes auxiliem na manutenção da saúde, o que acaba influenciando outras formas de agir. Esta mudança é perceptível no melhor desempenho das atividades da rotina e influencia na educação dos hábitos em casa.

''Nós temos no Elias um laboratório vivo, onde a gente pode trabalhar os mais variados temas, como a importância em consumir alguns alimentos, a vitamina C, as ervas medicinais que podem servir para tratar algumas doenças, como dor de barriga, enjoo, que a gente fala para eles que é um chazinho mágico. Outro exemplo dos resultados é que eles evitam trazer fritura para se alimentar no recreio, já sabem que aquela merenda que é ofertada por nós é feita com a hortaliça que ele tira do nosso quintal, o que estimula a qualidade na alimentação'', explica Caroline.