Sejesp e parceiros discutem implantação do “Praia Para Todos”

Juventude e Esporte
19/08/2017 11h05

O secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, participou neste sábado, 19, de uma reunião no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE-SE) para discutir a implantação do projeto "Praia para Todos". Estiveram presentes na discussão representantes do Ministério Público, da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (Seel), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A reunião serviu para que todos os coordenadores do projeto confirmassem e definissem suas responsabilidades, através do termo de cooperação técnico, e também para pensar na data de lançamento do projeto.

A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) fornecerá materiais necessários para a realização das atividades, como pranchas de bodyboard, cadeiras de rodas anfíbias e camisas com proteção Ultravioleta (UV). Jorge Araujo Filho considerou a reunião muito importante e explicou brevemente sobre o projeto. "O projeto Praia para Todos" consiste numa nova roupagem do projeto Estrelas do Mar, já desenvolvido há alguns anos pela Organização Beneficente Estrelas do Mar, na praia da Aruana, que visa a inclusão de pessoas com deficiência em algumas atividades e vivências na praia.  Nós da Sejesp ficamos muito felizes de estar concretizando a implantação desse projeto pois, é uma discussão que se arrasta desde de 2013, e nós com sete meses de gestão conseguimos confirmar a participação da Prefeitura Municipal de Aracaju", diz.

A promotora Berenice Andrade de Melo, diretora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOP) do MPE, mostrou-se igualmente satisfeita e feliz pela concretização da ampliação de um projeto que garante os direitos da pessoa com deficiência que agora é de responsabilidade do Estado. "A reunião de hoje teve uma importância muito grande porque foi a conclusão dessa política pública que nós tentamos implantar aqui no município de Aracaju. Nós contamos tanto com a colaboração de órgãos oficiais do estado e município, como também de instituições privadas, assim a gente estabelece de forma fundamental um direito ao lazer para todos", explica.

Para Byron Silva, fundador do projeto Estrelas do Mar, a reunião, que confirmou a aquisição dos equipamentos e a finalização do projeto licitatório, foi o passo final e representa uma vitória para todos os envolvidos nessa ação. "Hoje foi ratificado o compromisso de todos esses anos. Essa vitória é a união de todos os entes do Município e do Estado, das universidades e da nossa instituição, para que a gente consiga promover o bem maior que é a acessibilidade dessas pessoas na praia", afirma.