Projeto da EMEF Anísio Teixeira integra comunidade escolar e família

Educação
19/08/2017 15h56

Nas escolas da rede municipal da Educação, sábado é dia de arte. Este sábado, 19, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira apresentar o projeto “Altas Horas”, uma iniciativa da EMEF apoiada pela Coordenadoria de Artes da Secretaria Municipal da Educação (Coarte/Semed). O projeto consiste em unir os professores e professoras, pais, mães, alunos e alunas para formarem um programa de auditório com a finalidade de integrar a comunidade escolar.

Foram convidados os pais que já estudaram na escola para falar um pouco sobre a temática “Educação e Futuro”. O “Altas Horas” foi organizado no prédio original da escola. As mães e os pais dos alunos se envolveram massivamente na iniciativa.

Dona Suzana Oliveira mora em frente ao prédio da escola e foi ela que explicou o tom do evento. “Eu me alfabetizei nessa escola, meus filhos estudaram aqui e hoje meus netos e as famílias vizinhas a mim têm filhos aqui. Para mim é uma grande satisfação estar aqui hoje falando um pouco sobre a minha história, a história da minha escola, que acaba sendo a história desse bairro e da minha família. Eu vejo esses meninos se apresentando e fico muito contente”, afirma.

O coordenador de Artes da Semed, Rivaldino dos Santos, informou que a secretaria está investindo no apoio a projetos. "Eles fazem com que o aluno construa o seu saber, resgatando sua história, a memória do seu bairro e das suas próprias vidas, tudo isso expressado através da arte, que é uma grande ferramenta educacional”, avalia.

 

Arte como ferramenta

A tarde contou com apresentações de dança, teatro, recital de poesia, apresentação musical e muitos depoimentos dos pais de alunos que estavam presentes.

O diretor da escola, Rogério Tenório, explicou que o evento foi feito para homenagear os pais e as mães e para investir no potencial artístico dos alunos."  Fizemos neste prédio porque essas famílias têm uma identidade com toda essa estrutura física que foi espaço de alfabetização de, pelo menos, três gerações aqui presentes. Estamos em um prédio alugado na própria comunidade e a atual gestão tem feito muito por nós”, explica o diretor.

A aluna do sétimo ano, Yara de Jesus, apresentou-se com o grupo de dança da escola. "Além de estarmos cuidando da nossa saúde com a dança estamos nos apresentando aqui, hoje, para os nossos pais. É uma homenagem para eles. Então a gente acha isso muito importante”, afirma

Já Paloma Roberta, aluna do 9° ano, participou da dança e do recital de poesias. "Foi a minha participação nesse grupo que me fez esquecer um pouco a minha timidez e conseguir me integrar a minha turma na sala, me ajuda a socializar. Hoje estou muito feliz em mostrar um pouco do que aprendemos na escola aos nossos pais”, diz a aluna.