Fundat inicia parcerias para fomentar novas ações de emprego e renda

Formação para o Trabalho
21/08/2017 17h23

Para ampliar as ações de incentivo à capacitação, empregabilidade e renda, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, iniciaram neste mês um diálogo para fortalecer a parceria existente entre os órgãos, com o objetivo de fomentar iniciativas de benefício ao cidadão aracajuano.

A primeira reunião aconteceu no Centro Cultural de Aracaju - localizado no Centro da capital - e contou com presença da diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, e da coordenadora do Núcleo, Ana Carolina Westrup, que discutiram sobre as formas de unir os serviços oferecidos pelas instituições.

Uma das propostas apresentadas é a de levar o resultado da prática dos alunos dos cursos do eixo de gastronomia da Fundat para integrar as ações culturais do evento ‘Ocupe a Praça', idealizado pela Funcaju. "Com essa parceria, queremos integrar o trabalho de fomento ao empreendedorismo e economia criativa realizado pela Fundat às atividades de cinema, música e gastronomia que acontecem no Ocupe a Praça", explica Ana Carolina.

Para Rosana, é muito importante que os alunos capacitados pela Fundat se envolvam em projetos que disseminem o aprendizado e o ofício executado por cada um, seja no artesanato ou no ramo alimentício. "Eles precisam experimentar a sensação de ter o próprio trabalho valorizado e comercializado. Esta será mais uma oportunidade e nós queremos estar junto", realça a diretora. Também ficou definida uma parceria para a realização de oficinas, cursos e outros projetos voltados ao campo da fotografia, música e audiovisual.

Parceria com o IJCPM

Além disso, a Fundat também esteve reunida com representantes do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), que atende aos jovens das escolas públicas situadas no entorno dos Shoppings Jardins e Riomar, entre 16 e 24 anos, com a intenção de oferecer a este público os serviços e a estrutura da Fundação. "Queremos oportunizar vagas de emprego, levar até eles os nossos cursos de capacitação para o mercado de trabalho, como Atendimento ao Cliente, Marketing Pessoal e Inglês, além do nosso incentivo ao empreendedorismo com o foco de despertar nesses jovens uma veia empreendedora", explica a diretora Rosana.

Outra capacitação elaborada pela Fundat e apresentada na reunião foi a de Vendedor em Shopping, criada para qualificar cidadãos que desejam atuar no segmento comercial e atender os lojistas que necessitam de mão de obra qualificada. "Os nossos cursos e estrutura são gratuitos, além de termos espaços para auxiliar nas entrevistas de emprego e encaminhamentos. O mercado de trabalho mudou e a juventude tem um espírito ativo e ansioso por qualificação e, no final, o resultado de todo o nosso trabalho voltará para a sociedade", finaliza.

De acordo com Débora Almeida, representante do IJCPM, é essencial possibilitarmos uma estrutura de desenvolvimento humano para os jovens que muitas vezes não têm uma referência ou direção profissional. "É fundamental que eles se capacitem e aprendam sobre relacionamento interpessoal. Dessa forma, eles conseguirão melhorar não apenas a própria vida, mas a comunidade em que vivem", afirma.