Importância da participação popular é evidenciada na construção do PPA

Planejamento e Orçamento
21/08/2017 17h44

Um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da Federação, Governo Federal, estados e municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. Esse é o caminho que vem sendo seguido pela administração municipal na construção do Plano Plurianual (PPA 2018-2021), buscando interagir com os diversos segmentos da sociedade para aproximar essa estratégia cada vez mais das reais necessidades da população. Nesse sentido, já na próxima quinta-feira, 24, às 15h, no Centro Administrativo da Prefeitura, será realizada uma audiência pública para expor e discutir a formulação dessa iniciativa.   

“Estamos na fase de coleta da opinião da população através de um formulário que disponibilizamos no portal da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br), onde o cidadão pode elencar as três maiores necessidades da sua localidade, além de fornecer sugestões para a realização de ações, programas e projetos para atender às suas demandas”, explica o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

O formulário é de preenchimento muito simples, bastando inserir dados pessoais como nome completo, endereço, CPF, e-mail e telefone. Em seguida pode-se optar pelas prioridades, a exemplo de saúde, educação, esporte e lazer, saneamento, segurança, pavimentação, dentre outros, no máximo de três itens. Na sequência, se assim desejar, o cidadão poderá colaborar deixando a sua sugestão para ações ou programas da administração municipal.

Os dados obtidos através do formulário serão fundamentais para orientar a construção das diretrizes a serem atingidas no Planejamento Estratégico da administração municipal, que está em fase final de elaboração.

Interação via Youtube

Obedecendo a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, no sentido de ampliar as possibilidades de acesso e evidenciar a transparência em todas as suas ações, a audiência pública, assim como as demais realizadas na atual gestão, será transmitida em tempo real pelo Youtube, permitindo que os cidadãos aracajuanos, em qualquer parte do mundo, através da internet, possam acompanhar todo o funcionamento do processo.


Outra inovação, desta vez, é a presença de um tradutor de libras que facilitará o acompanhamento por pessoas com deficiência auditiva de todo o conteúdo apresentado e discutido.