Comunidade se engaja com o plantio de árvores realizado pela Sema

Meio Ambiente
25/08/2017 13h22

Desde que o plantio de árvores começou a ser realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o engajamento da população nas atividades tem sido expressivo. Na manhã desta sexta-feira, 25, não foi diferente. A comunidade do conjunto Beira Mar I, no bairro Aeroporto, participou do plantio de 40 mudas na praça da região. 

As espécies escolhidas pela secretaria foram o oiti, o cajueiro, a pitombeira, a craibeira, o ipê roxo, o ipê da serra e o araçá. Também foi plantada uma muda da espécie acácia amarela, doada à equipe da Sema por uma moradora do bairro. Nos plantios, a Sema vem optando pelas espécies nativas da Mata Atlântica e da Caatinga. 

"Já plantamos mais de três mil árvores neste ano. Nossa meta é plantar 40 mil em quatro anos de gestão. Estamos muito felizes em ver a participação das pessoas nesta causa tão nobre. Nos orgulhamos em saber que Aracaju ficará mais verde e florida, e tudo isso com o apoio da população", declara o secretário da Sema, Cesar Viana.

A praça que recebeu o plantio é uma das mais preservadas do bairro, que além de receber a manutenção da prefeitura, também recebe o cuidado dos próprios moradores. De acordo com a presidente da associação de moradores do conjunto Beira Mar I, Mônica Acciole, a ideia de preservar a área surgiu depois de notar que o local estava servindo, para alguns moradores, como ponto de descarte de lixo. 

"Eu sempre ouvia reclamação de que aqui estava virando ponto de lixo, então eu resolvi vir limpar. As pessoas passavam com certa desconfiança, mas foram tomando gosto e entendendo que o local é importante e que a ação deve começar pela comunidade. Hoje a maioria contribui com a manutenção da área. Com o apoio do poder público, que também é importantíssimo, esse espaço urbano será transformado", relata a presidente.

Na praça, os moradores reutilizaram alguns materiais abandonados. A moradora do bairro, Ana Sanches, explica todo o processo de reutilização. "O carro estava há cerca de um ano na praça, então tivemos a ideia de decorá-lo. Compramos tintas e fomos enfeitando o objeto. Nos pneus, plantamos algumas mudas com o propósito de colhermos depois", informa.