Drenagem: mesmo com chuva, Emurb trabalha para evitar algamentos

Obras e Urbanização
06/09/2017 16h23

Diferentemente do que ocorreu nas primeiras chuvas fortes registradas em março de 2017, quando foi preciso criar uma força-tarefa para amenizar os transtornos causados, durante todo o inverno a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), até o momento, não registrou nenhum caso mais grave de alagamento. As galerias pluviais têm conseguido absorver as chuvas, mesmo em locais em que há histórico de alagamento. Na avenida Euclides Figueiredo e na região do Centro Comercial, a Emurb mantém equipes constantes realizando a manutenção das galerias.

De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, as chuvas acumuladas nos últimos dias já ultrapassaram os mais de 115 mm, sendo que nas últimas 24 horas o índice totalizou 55 mm, devendo continuar nos próximos dias. Há também previsão de marés altas que podem chegar a 2,4 metros a partir desta quarta-feira, 6. Um problema detectado é lixo e entulho encontrados dentro bueiros e boca de lobo, que acabam impedindo que as águas escorram para dentro das manilhas. Os gestores da empresa apelam e pedem a colaboração da população para que evite jogar material próximo à rede de drenagem.

"Estabelecemos um cronograma de trabalho em todos os bairros, mas em virtude da intensidade das chuvas, priorizamos as áreas onde havia mais possibilidade de contenção ou alagamento. Manteremos as equipes nas ruas durante todo este período", explica Sérgio Ferrari, presidente da Emurb.

Nesta quarta-feira, 6, por exemplo, foram encaminhadas equipes de limpeza a manutenção para as avenidas Adélia Franco, Coelho e Campos, Beira Mar, Universo e Euclides Figueiredo. Ao longo do dia outros locais também recebem os profissionais do órgão municipal.

Solicitação

Para solicitar o serviço de desobstrução da rede de drenagem, além de outras ações realizadas pela Emurb, o cidadão pode utilizar os canais de comunicação e registrar a sua solicitação. Basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619.