Defesa Social constata situação de normalidade em áreas monitoradas

Defesa Social e Cidadania
09/09/2017 14h20

Na manhã deste sábado, 9, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, visitou as áreas que mais são atingidas pelo volume de água proveniente das chuvas. Junto à equipe da Defesa Civil de Aracaju, a situação encontrada pelo gestor foi de normalidade.  

"Em ocasião de maré alta, com 2.4, havia a preocupação com a subida da água, em alguns pontos críticos da cidade. No Largo da Aparecida, constatamos que, mesmo diante desse fato, não houve maiores transtornos à população. A água não invadiu as ruas", relatou o secretário.  

Com a redução dos índices pluviométricos, prevista para os próximos dias, a expectativa é de ampliar estratégias preventivas que minimizem ainda mais os efeitos das chuvas. "As ações integradas com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foram essenciais para que alcançássemos os resultados observados ao longo da semana", ressaltou Luis Fernando.

O combate ao descarte irregular do lixo e a limpeza dos canais, bueiros e bocas de lobo auxiliaram o processo de escoamento da água. Com isso, foram evitados os grandes alagamentos na cidade. "É importante que a população continue atuando como parceira em relação ao correto descarte do lixo, assim como dos entulhos", concluiu.

A Defesa Civil de Aracaju mantém o monitoramento das áreas de risco, assim como da vazão dos rios, para que as medidas preventivas sejam adotadas com maior eficácia, quando houver necessidade.