Emsurb realiza ações de prevenção aos alagamentos

Serviços Urbanos
12/09/2017 09h53

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), não tem medido esforços quando o assunto é a prevenção de pontos de alagamentos na capital. Nesta terça-feira, 12, quando a cidade amanheceu com a incidência de fortes chuvas, as equipes percorreram diversos locais para a limpeza de canais e retirada de lixo e entulho.

"As ações conjuntas promovidas pela prefeitura através das secretarias estão evitando que os alagamentos causem transtornos para a população. Intensificamos a limpeza de canais, coleta de resíduos da construção civil e limpeza geral da cidade, logo após as fortes chuvas do primeiro semestre. Estamos monitorando os pontos críticos diariamente”, enfatizou o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Os serviços de limpeza de canal, foram executados no bairro São Carlos, no loteamento Aquários, na Zona de Expansão. No conjunto Médici, no bairro Luzia, e na avenida Airton Teles, as equipes realizaram a coleta de entulho descartado irregularmente às margens dos canais.

Nos últimos meses, o recolhimento de lixo e entulho nos pontos de descarte irregular, espalhados pela capital, tem contribuído positivamente para as ações desenvolvidas na época de maior ocorrência de precipitação. Apesar do trabalho efetivo das equipes da Emsurb em manter a cidade limpa e organizada, se torna imprescindível a colaboração da população para que as ações executadas diariamente sejam mais eficazes.

Aproveitando também a execução do serviço, a Empresa Municipal faz um alerta para a população para os riscos causados pelo descarte de lixo dentro ou às margens dos canais, ou ainda em terrenos baldios e manguezais, pois além dos problemas de saúde que o lixo pode gerar, existe o risco de obstrução das vias de escoamento de águas pluviais, perigo que aumenta com a chegada das chuvas.