Augusto Fábio fala sobre gestão pública para alunos do curso de Administração da UFS

Planejamento e Orçamento
12/09/2017 08h40

Sobre o tema "O olhar de um gestor público", o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, palestrou na noite da segunda-feira,11, para dezenas de alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Num clima informal, o encontro aconteceu no auditório da didática V e integra a programação da IV Semana do Administrador (Semad), fazendo parte das comemorações alusivas ao Dia do Administrador, comemorado em 09 de setembro.

Adotando a estratégia de bate-papo com os alunos, Augusto Fábio falou sobre o pensar estratégico, no sentido de dialogar e interagir com os servidores afim de mensurar o clima organizacional e pôr em prática ações indispensáveis para o sucesso de uma instituição. "A nossa participação neste evento permite o estreitamento dos laços entre o Governo Municipal, representando o setor público, e a Universidade Federal de Sergipe, representando o universo acadêmico. Nós trouxemos para os alunos o conhecimento dos desafios diários da Seplog", destacou.

O secretário falou também sobre a atual situação financeira do país que tem feito com que estados e municípios enxuguem seus gastos, o que tem gerado resultados positivos, por exemplo, no Governo Municipal. Nesse sentido, destacou a figura do agente multiplicador dentro das instituições e a importância do gestor estar antenado às inovações tecnológicas para evitar conflitos ao receber as novas gerações no ambiente organizacional. "A adoção do mecanismo de reconhecimento aos servidores, com foco na descoberta, e exploração de ideias dentro da equipe ou da repartição, além do pensar todos os dias em algo novo, também é uma estratégia de sucesso", explicou o secretário.

De acordo com a presidente do Centro Acadêmico de Administração (CAAD/UFS), Leidiane Nobre, a palestra seguiu a proposta desta edição da Semana do Administrador de mostrar aos alunos um paralelo sobre gestão pública e a visão acadêmica. "Augusto Fábio é uma referência de administrador e a Seplog é um resumo daquilo que estudamos na universidade que é o Planejamento, Orçamento e a Gestão. Então, para nós o encontro foi muito enriquecedor, pois saímos daqui com uma visão bem diferenciada sobre o conceito e a prática da administração pública", disse a coordenadora do evento.

Corroborando com Leidiane, o conselheiro da Empresa Júnior de Administração (Ejaufs Consultoria), Augusto Machado, pontuou que o mercado está cada vez mais rápido, competitivo e que as iniciativas públicas devem estar antenadas ao novo. "Achei bacana alguns termos utilizados ao longo da palestra, algumas visões apresentadas que são bem atuais e mostram que o gestor está se modernizando". O país inteiro vem passando por uma crise na qual os recursos estão cada vez mais limitados. Então, quem entrar agora (no serviço público) precisa ter ideias novas, pois, com recursos escassos, a prestação de serviços deve continuar. A nossa expectativa é de que, com a chegada desses novos personagens com novas ideias os recursos possam ser melhor aproveitados, o que é bom, também, para nós que fazemos consultorias", relatou.