Projeto Ossos do Ofício começa a render frutos na música sergipana

Cultura
13/09/2017 14h59

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou em maio a primeira edição do Projeto ‘Ossos do Ofício' com o workshop Negócios da Música, que teve como palestrante o produtor cultural Bono da Costa (coordenador da rede Latino América 360). O evento começa a colher bons frutos como resultado. Integrantes da Orquestra Sanfônica que participaram do workshop fizeram o contato com Bono e agora estão se preparando para uma turnê internacional, prevista para abril de 2018, com passagens por Portugal, Alemanha,Espanha, México, França e Colômbia.

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, é gratificante ver que os projetos da fundação estão dando certo. "O Projeto ‘Ossos do Ofício' é uma realização da Funcaju, que visa promover encontros, formações e oficinas no sentido de dinamizar o conhecimento e o acesso à informação de bandas, músicos e artistas ao mercado das artes, e também mecanismos de fomento a produção. A primeira edição que fizemos foi com o produtor que tem um trabalho internacional, o Bono da Costa, que fez um workshop na Escola de Arte Valdice Teles e o pessoal da Orquestra Sanfônica foi convidado para o evento. Lá eles se conheceram e fizeram este intercâmbio, que resultou em um projeto para uma turnê internacional. Então é bacana ver que os projetos da Funcaju estão dando bons frutos e ajudando a levar a cultura sergipana mundo afora", destacou Nino.

O sanfoneiro Dudu Matos, integrante da Sanfônica, fez contato com o Bono da Costa e viu uma oportunidade se abrir. "Foi muito importante a Funcaju ter trazido esse workshop com o Bono, que é um profissional bastante experiente. Participamos do evento e apresentamos o nosso projeto para ele. Fomos fomentando a possibilidade de um trabalho em conjunto e agora estamos preparando uma turnê internacional para levar o trabalho da Sanfônica para todo o mundo. Através do projeto da Funcaju, pudemos fechar esta parceria com o Bono, que agora vai trabalhar conosco e vender a imagem de um grupo sergipano internacionalmente", afirmou Dudu Matos.