Arborização urbana: Sema implantará horta no Oratório de Bebé

Meio Ambiente
12/09/2017 19h34

A tarde de terça-feira, 12, foi de muito entusiasmo e esperança. Isso porque a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), assinou o Termo de Cooperação para a implantação e manutenção de uma horta no Oratório Festivo São João Bosco, mais conhecido como Oratório de Bebé, localizado na avenida Desembargador Maynard, bairro Suíssa.

Na oportunidade, o secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana, foi guiado pela vice-presidente da instituição, a irmã Beatriz de Marco, que assinou o Termo de Cooperação, e conheceu um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Oratório, assim como o lugar onde será implantada a horta.

"Hoje assinei o termo de cooperação com o Oratório de Bebé para a implantação e manutenção de uma horta no local. Esse projeto será realizado pelas crianças assistidas pela instituição, através do cuidado com o ambiente, e também terá o apoio de dois técnicos em Agroecologia formados pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS)", explica o secretário Cesar Viana.

Em sua visita ao Oratório, o secretário contou com o apoio do seu assessor técnico, o engenheiro agrônomo Vítor Melo, que ofereceu um conhecimento técnico sobre o ambiente da implantação da horta e que tipos de mudas poderão ser cultivadas no local; e da coordenadora de projetos, Danielle Carvalho, uma das responsáveis pelo planejamento estratégico da Sema.  

O Oratório

O Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência a crianças da comunidade, hoje cerca de 60, através de projetos, como reforço escolar, oficinas de percussão, capoeira, informática, violão, dança, pintura e bordado.

Para a execução dos projetos, a instituição conta com o apoio de voluntários, que vão até a sede, demonstram a sua aptidão e são enquadrados em cada projeto em que possuem experiência.

A instituição ainda oferece refeições diárias para os seus assistidos. É onde se dá a importância da implantação de uma horta, a fim de ofertar uma alimentação mais saudável.

A vice-presidente do Oratório Festivo São João Bosco, irmã Beatriz de Marco, se mostrou entusiasmada com a parceria que a Sema irá oferecer.

 "Nós prezamos muito pela horta sem agrotóxico, oferecendo verdura natural, ervas medicinais e frutas. Como sempre valorizei muito essa questão da saúde, tentamos organizar uma horta, mas para isso, precisaríamos de recursos para colocarmos essa ideia em prática. A partir do  momento em que tivemos  a oportunidade de solicitar esse apoio a Sema, nos animamos e ficamos com estímulo para seguir adiante. Essa parceria fará com que a gente possa concretizar esse nosso objetivo", explica a Irmã Beatriz de Marco.

A irmã Beatriz de Marco conclui abordando os benefícios que a horta trará para as crianças assistidas. "O nosso desejo é proporcionar para as crianças assistidas uma alimentação mais saudável. Quando pudermos colher os frutos, iremos oferecer esse tipo de alimentação", declara.

Projeto Horta

O Projeto Horta faz parte do Plano de Arborização Urbana de Aracaju, em que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), visa estabelecer condições de cooperação mútua com o objetivo de promover serviços de implantação e manutenção da arborização na capital.

A execução da implantação e manutenção da horta no Oratório de Bebé servirá como projeto piloto para ser replicado em outras instituições e comunidades interessadas.

Metas

O Programa de Arborização de Aracaju, de janeiro até hoje, plantou mais de três mil mudas, em avenidas, praças, parques e escolas. A meta da Prefeitura de Aracaju é de plantar 40 mil, em quatro anos de gestão. "Aracaju aos poucos está sendo reflorestada. A arborização além de melhorar a sensação térmica na capital, diminui a poluição sonora", destaca o assessor técnico da Sema, Vitor Melo.