Dia “D” da Multivacinação acontece no próximo sábado

Saúde
13/09/2017 17h40

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza no próximo sábado, 16,  o Dia “D” da Campanha de Multivacinação.  A mobilização é nacional e em Aracaju será realizada em 42 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 13h.  Somente duas unidades não vão abrir para ofertar o serviço porque não possuem salas de vacinas:  a José Calumby Filho, no Jardim Centenário, e a Irmã Caridade, no Aloque.  

A campanha do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira, 11, e segue até o dia 22 deste mês. O objetivo é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. Para isso estão sendo oferecidos mais de dez  tipos de vacinas, incluindo contra o HPV, meningogócica C,  BCG, pentavalente, DTP infantil,  contra poliomielite (VIP e VOP) e contra  as hepatites A e B. É importante ressaltar que todas essas vacinas já estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde.

Pela  pela primeira vez  os menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) foram incluídos na Campanha de Multivacinação. A gerente do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões Correia, faz um apelo para que estes jovens compareçam às Unidades de Saúde. “Os adolescentes precisam criar o hábito do autocuidado  e se aproximar da USF para buscar a prevenção de agravos e promoção da saúde. A campanha vem proporcionar esta oportunidade por meio da atualização da situação vacinal tendo como destaque as vacinas contra HPV e meningocócica C. Estas vacinas, assim como as outras, são responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da população”.

Balanço

Na próxima sexta-feira, 15, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, estará na Unidade de Saúde Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, às 12h,  fazendo um balanço para a imprensa da Campanha de Multivacinação. Na oportunidade,  a secretária também irá reforçar o convite para que a população aracajuana participe do Dia “D",  no próximo sábado.