Ciclistas aprovam primeira semana da Área de Proteção

Juventude e Esporte
17/09/2017 18h49

Faça chuva ou faça sol, é só começar a amanhecer que já se pode observar os atletas pedalando na Área de Proteção para a Prática de Ciclismo, que começou a funcionar na última semana. O projeto terá a duração de um ano, e o fechamento de uma via da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, ocorrerá todas as terças e quintas, das 4h30 às 6h30, e aos sábados das 5h às 10h, para garantir mais segurança aos atletas dessa modalidade.

"Fiz questão de ver in loco se tudo sairia dentro do que nós planejamos, porque esse é um movimento que tem por objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo bicicletas, e de acabar com o conflito que existe entre veículos e ciclistas, pois estamos não só tratando de bicicletas, estamos tratando de vidas. Dessa forma, também incentivamos que as pessoas que não vinham pedalar por medo dos carros passem também a utilizar o espaço", enfatizou o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho.

O número de pessoas foi aumentando a cada dia, cerca de 50 no primeiro dia, sendo que sábado foi o dia de maior movimentação no local, com cerca de 100 pessoas. Isso aconteceu não só pelo sol que apareceu durante toda a manhã, como pelo maior tempo de interdição da via. O ponto principal destacado por quem passa pela área, e principalmente pelos que praticam o ciclismo, é a segurança que o espaço dá e que pode despertar a vontade de outras pessoas a iniciarem o esporte.

Vivian Lima pratica esportes com bike há aproximadamente seis anos e compareceu na terça-feira e no sábado para pedalar. A atleta considera de grande valia ter um espaço como esse para os atletas que precisam treinar e melhorar seu rendimento. "A exemplo do aumento no número de adeptos ao esporte em virtude justamente de existir um local seguro para treinamento. Os pais terão mais segurança em deixar seus filhos praticarem o esporte, e com isso haverá um aumento do desempenho dos ciclistas, corredores e triatletas", acredita.

Claudemir, integrante da equipe Portugas Bike, comemora a iniciativa da Prefeitura e elogia a organização. "A primeira impressão que a gente tem é muito boa, tanto pela presença de agentes da SMTT no local, quanto da Polícia Militar fazendo ronda, e a gente fica na torcida para que os ciclistas façam uso da área de proteção mais e mais, para que esse decreto que tem duração inicial de um ano seja expandido ou até mesmo se torne permanente", declara Claudemir.

"Um marco no esporte sergipano, especificamente aracajuano," define o ciclista Jailson Silva. Para ele, a ação mostra que a Prefeitura tem um olhar diferente para a prática esportiva em Aracaju.  "A gente sabe que hoje a Orla da Atalaia recebe vários atletas de ciclismo, de triatlhon, montain bike, ou que fazem uso da bicicleta e geralmente eles vão bem cedo mesmo pelo grande movimento que tem ali na Orla. Muitas vezes os motoristas não dão atenção ao ciclista e passam muito próximos", comenta ele.