Funcaju: Próxima edição do ‘Ocupe a Praça’ faz homenagem à dança

Cultura
18/09/2017 11h31

Mais uma vez o projeto realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), cumpre com sua missão social de tonar a praça General Valadão um espaço mais democrático ocupando-a com manifestações culturais com atrações artísticas e exibição de produtos audiovisuais. Na quarta-feira, 27, a dança recebe uma homenagem no evento.

Através de uma parceria com o Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento traz a quarta edição da Mostra Atuarte, onde grupos de danças formados por alunos na instituição de ensino se apresentam e mostram os seus trabalhos.

O evento também contará com a exibição do curta sergipano “Domum”, de Marlon Delano, em um tributo a Lu Sipinelle, e com o DJ Kaska, que traz para o evento uma das festas mais animadas de Aracaju o Baile Global Beats na praça.

De acordo com a coordenadora do NPD, Carol Westrup, esse evento será ainda mais completo pela forte parceria entre a Funcaju e a UFS. “Vai ser muito bonito. Porque além de realizarmos mais uma edição do Ocupe ainda teremos o prazer de dividi-lo com a Mostra Atuarte promovida de UFS. O evento será ainda lindo com propostas semelhantes as demais edições, que é justamente levar temas de interesse social para serem discutidos por meio do audiovisual. E claro, não poderíamos deixar esse movimento artístico fora dessas discussões. Afinal, dança é cultura e ela também faz parte da nossa identidade”, ressaltou.

Domum

O curta produzido em Sergipe foi além das fronteiras do estado, participando de grandes festivais de cinema nacionais. Criado e encenado pela bailarina e professora do Centro Cubos de Cultura e Artes, Julia Delmondes, “Domum” revive as memórias e sentimentos de uma jovem dançarina através dos seus passos de dança. Com direção de Marlon Delano e a fotografia por conta de Victor Balde, “Domum”, já esteve presente no Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), no IV Seminário Internacional Urbicentros e no Festival Sergipe de Audiovisual (Sercine).