Estudantes aprendem sobre pirâmide alimentar em Projeto Alimentação Saudável

Educação
20/09/2017 15h46

A escola tem uma grande influência na vida das crianças, por isso se torna o local ideal para desenvolver ações que as estimulam e conscientizam sobre a importância da qualidade nos hábitos alimentares. É pensando nisso que a a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (COAE), tem desenvolvido um calendário de ações nas unidade de ensino. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, em parceria com a Semed, tem implementado conjuntamente diversas ações sobre a temática.

Nesta quarta-feira, 20, os alunos do 1º ano da manhã participaram de atividades na sala de aula sobre os quatro grupos da pirâmide alimentar, ação que também será desenvolvida com as turmas do 2º e 4º ano da tarde. A Emef está contando com vários parceiros durante a realização das ações do projeto, que começou no mês de setembro e se estende até o dia 16 de outubro, com uma culminância que vai expor os materiais confeccionados pelos próprios estudantes durante todo o projeto, e também com apresentações musicais e dança, para que os estudantes coloquem em prática tudo que aprenderam sobre os bons hábitos alimentares.

A coordenadora pedagógica, Cristiane da Silva Costa, explica que o objetivo do projeto é desenvolver um trabalho de alimentação saudável para que os estudantes possam refletir sobre as consequências do consumo dos alimentos industrializados. “Estamos realizando um trabalho de conscientização, pretendemos levar ao conhecimento dos alunos que a carência de alimentos naturais e o excesso dos alimentos industrializados podem gerar doenças e prejuízo para o seu crescimento. Ao compreender essa importância da alimentação saudável, esperamos que os nossos alunos mudem seu hábito alimentar para melhor”, ressalta.

De acordo com a professora do 1º ano, Rimara de Sousa Moura Barreto, as atividades de hoje foram para ensinar aos alunos a relevância da pirâmide alimentar para sua saúde. “Apresentamos os quatro grupos da pirâmide alimentar para que as crianças percebam a importância de consumir os alimentos saudáveis. Foi desenvolvido um trabalho expositivo, explicamos sobre a pirâmide e cada um preencheu a sua. Esse contato do aluno com esses alimentos foram de suma importância e tenho certeza que eles vão levar esse aprendizado para o resto da vida e compartilhar com seus amigos e familiares”, conta.

 A nutricionista da COAE, Kelly Gonçalves, diz que a Semed está desde o início do projeto contribuindo para o desenvolvimento das ações. “A escola convidou os profissionais de nutrição da COAE para que possamos ajudar nas atividades de educação alimentar e nutricional. É muito importante quando a própria escola tem a iniciativa de realizar projetos com esse tema e nós ficamos felizes com o convite, pois realizamos várias ações nas escolas da rede. Queremos reeducar essas crianças para que elas passem a se alimentar melhor”, explica.