Sema se engaja na V Semana Aracaju Acessível e realiza a Trilha da Inclusão

Meio Ambiente
20/09/2017 15h31

Todos têm o direito de ir e vir. Engajando-se nessa proposta, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participa da V Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé (PSB), com o intuito de promover reflexão sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência. 
 
O setor de Educação Ambiental da Sema, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a Trilha da Inclusão, atividade que visa estimular os vários sentidos dos participantes, mostrando os desafios que os deficientes visuais passam diariamente, por meio de um percurso em que o participante terá que tocar em alguns objetos e sentir aromas variados, com o objetivo de descobrir o que são sem enxergá-los.
 
“Nesta semana da acessibilidade, nós queremos trazer um pouco das dificuldades que o deficiente visual precisa passar para que possa viver de forma igualitária no ambiente urbano. Através da Trilha da Inclusão, tentamos trazer participantes que não vivem com essa realidade, para que, ao trilhar o percurso de olhos vendados, sintam um pouco esses obstáculos”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro. 
 
O vereador Lucas Aribé (PSB) demonstra sua felicidade em idealizar a V Semana Aracaju Acessível e ter a Secretaria Municipal do Meio Ambiente como parceira. “Como esse evento consiste na realização de diversas atividades de sensibilização quanto ao direito de ir e vir das pessoas com deficiência, estamos fazendo um chamamento para que a sociedade cuide do ambiente urbano, deixando as calçadas livres para todos os pedestres, principalmente para as pessoas com deficiência. A gente tem muito a agradecer à Sema, que vem contribuindo com a nossa programação, através de atividades que promovem um sentido crítico para a sociedade aracajuana, como a Trilha”, declara. 
 
Seguindo a Trilha

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, participou da Trilha da Inclusão e comenta a importância desse tipo de atividade que a secretaria vem realizando. “Essa é uma oportunidade de entendermos que todos os cidadãos precisam ser respeitados pelo o que são e, assim, ter os mesmos direitos. A população e a Prefeitura de Aracaju estão engajadas nesse sentido. Esperamos que outros eventos dessa natureza sensibilizem ainda mais a população da necessidade dessa classe, que precisa do apoio e respeito de todos”, garante. 
 
Uma das participantes da Trilha da Inclusão, Neli dos Santos, é deficiente visual monocular, ou seja, consegue enxergar através de apenas um olho e, devido a isso, possui noção de profundidade e sensação tridimensional limitada, fez questão de expressar seu sentimento em ter participado da ação. “Foi uma sensação incrível. Ao seguir a Trilha, você sente cada objeto sem saber o que é, caminhando em um trajeto que você não está acostumado. Uma coisa é o hábito de andar pela casa ou em lugares que já conheço, aqui foi tudo novidade. Eu me entreguei realmente, confiei na equipe da Sema, que com todo cuidado e atenção, me guiou e me orientou durante toda a Trilha, conclui.