Varrição mecanizada chega ao conjunto Augusto Franco

Serviços Urbanos
20/09/2017 14h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando um trabalho incessante quando o assunto é limpeza e manutenção das vias públicas da capital. A situação das ruas e avenidas, cada vez mais limpas e organizadas, é o reflexo disso.

Diariamente, equipes de limpeza saem a campo em vários pontos da capital, executando trabalhos de coleta de lixo, capinação, varrição, pintura de guias, roçagem mecanizada, poda e gadanhamento. Nesta quarta-feira, 20, as avenidas Canal 5, 4 e 3, do conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, na zona Sul da capital, contaram com o serviço de varrição, desta vez executado de maneira mecanizada. “O serviço de varrição mecanizada faz parte do cronograma diário de limpeza da Emsurb, e acontece de forma paralela a outras ações da empresa municipal. Os principais corredores e ruas da capital irão receber ações desse tipo”, esclareceu o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Mecanismo

Na via, um auxiliar acompanha o funcionamento durante todo o processo. De olho no meio-fio e nas vassouras giratórias, o agente de limpeza faz a retirada de pedras, pedaços de madeira e ferro e outros resíduos de maior volume que podem danificar a máquina.

Além das vassouras giratórias com escovas de aço, o equipamento possui um grande aspirador e um tanque para armazenamento de água. Juntos, eles promovem a varrição, sucção de areia e de pequenos resíduos - como plásticos, papeis, copos descartáveis. Já o líquido é esguichado para minimizar a poeira levantada durante o processo. O material coletado é depositado em uma caixa estacionária e posteriormente enviado para o aterro sanitário.