Eliane Aquino articula parceria com a Igreja Católica

Assistência Social e Cidadania
20/09/2017 16h58

Uma das marcas da atual gestão da Secretaria Municipal da Assistência de Aracaju é o desejo de firmar parcerias com os diversos entes da sociedade. Dessa vez, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, foi até a Cúria Metropolitana, que é a sede da Arquidiocese de Aracaju, nesta quarta-feira, 20, para dialogar com o arcebispo Dom João José Costa sobre como a parceria entre o município e a Igreja pode gerar bons resultados para a população.

Entre as demandas discutidas, Eliane Aquino propôs que as igrejas divulgassem informações sobre o esgotamento do prazo para o recadastramento de idosos do Cadastro Único, que podem perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) caso não façam o procedimento. "Nós estamos muito preocupados com essa questão, porque temos ainda uma porcentagem muito pequena de idosos que fizeram o recadastramento necessário e nós acreditamos na força da abrangência da igreja, por isso estamos tentando acessar todas as instituições religiosas que podemos para alertar a essa parte da população".

Ainda segundo Eliane, as iniciativas particulares de atuação junto à população que está em situação de vulnerabilidade social são extremamente bem vistas e a administração se torna mais eficiente quando são firmados acordos de cooperação. "Nós queremos parceiros de todas as fontes que pudermos alcançar, porque a responsabilidade social não é papel apenas da Prefeitura de Aracaju ou qualquer outra instituição pública, mas de cada cidadã e cidadão. Eu fico muito feliz com todas as ações sociais desenvolvidas pelas comunidades religiosas e eu acredito que nós podemos nos unir a esses trabalhos e para ampliá-los. Quando uma iniciativa é desenvolvida com amor e compromisso tudo acontece".

Para o arcebispo Dom João José da Costa, através da união de forças os serviços prestados à população podem ser ampliados. "Jesus nos ensina, em sua palavra, a ajudar as pessoas necessitadas. Quando nos unirmos com a Prefeitura de Aracaju poderemos fazer bem mais. E é o nosso papel trabalhar na unidade, construir ações conjuntas. Quando nós juntamos forças vamos além".