Secretário Jeferson Passos participa do Fórum Anual Smart City Infocus, na China

Fazenda
20/09/2017 22h33

No primeiro dia de atividades do 3º Fórum Anual Smart City Infocus, evento realizado na cidade chinesa de Yinchuan, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, pode ver de perto como a tecnologia tem sido usada do outro lado do planeta para construir o futuro das cidades - futuro este que já pode ser chamado de presente por lá. Segundo o gestor, que fez a viagem representando o prefeito Edvaldo Nogueira, a convite do governo da China, a visita teve início no Centro de Comando da Smart City, local que reúne todas as fontes de informação através do conceito de Big Data.

"O grande volume de dados é reunido e isso se transforma, efetivamente, em serviços para a população. Todas as informações de trânsito, segurança, saúde, limpeza, funcionamento dos sistemas públicos de água, telefonia, TV a cabo; tudo é agrupado num grande repositório de dados e, mais que isso, se transforma numa fonte de informações que faz com que a qualidade de vida da população melhore", relata o secretário.

A visita seguiu para uma espécie de centro administrativo,  onde, de acordo com Jeferson Passos, todos os serviços presenciais estão reunidos, sempre integrados com a internet. "As pessoas vão até esse local e conseguem desde o registro de imóveis, até a retirada de documentos, financiamentos, atendimentos de assistência e saúde. Tudo é público e funciona numa agilidade fantástica", informa.

O grupo que visita Yinchuan esteve, ainda, numa comunidade conhecida como 'cidade do futuro'. O secretário municipal conta que o local se assemelha a um condomínio de prédios bastante amplo, arborizado, onde a tecnologia também é preponderante, inclusive, com controle de acesso feito através de reconhecimento facial. "Há serviços médicos básicos disponíveis para monitoramento da saúde dos cidadãos, modernos equipamentos de reciclagem, com bonificação para quem executa a prática de reaproveitamento. Os estacionamentos são subterrâneos, existem fontes alternativas de energia e água potável e gelada distribuída pela comunidade, além do sistema de monitoramento para segurança interligado com a central de informações", descreve o secretário, que apontou a experiência como enriquecedora para quem atua na administração pública.