Desafio Intermodal encerra terceiro dia da Semana Nacional de Trânsito

Transporte e Trânsito
20/09/2017 21h57


Qual é a forma mais eficiente de se locomover pela cidade? Essa questão é a essência do Desafio Intermodal, cuja décima edição foi realizada na noite dessa quarta-feira, 20, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito. 

A ação foi conduzida pela ONG Ciclo Urbano, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Além de utilizar diferentes formas de deslocamento e avaliar o tempo gasto para se chegar ao destino final, o evento estimula a discussão sobre desenvolvimento sustentável. 

A largada do desafio aconteceu na praça Fausto Cardoso, no Centro da cidade. O ponto de chegada foi o Teatro Tobias Barreto, na avenida Tancredo Neves, totalizando um percurso de 5,5 km. Os meios de deslocamento que compõem cada evento dependem de disponibilidade de voluntários. Os modais que participaram nesta edição de 2017 foram: ciclista por vias calmas, ciclista por vias rápidas, motociclista, ônibus, automóvel, pedestre caminhando e correndo. 

A vencedora do desafio foi a bicicleta elétrica por vias expressas, que conseguiu realizar o percurso em 13 minutos e 37 segundos. Durante todos os anos em que o desafio foi realizado, a bicicleta sempre foi o modo de deslocamento mais eficiente e sustentável. 

Para Sayuri Dantas, uma das organizadoras do desafio e integrante da ONG Ciclo Urbano, o evento contribui para a reflexão e análise da eficiência e impactos dos meios de transportes. "São levados em consideração o tempo gasto, custo, impactos ambientais, conforto e segurança de deslocamento", detalhou Sayuri. 

Quem também participou do evento foi o vereador Lucas Aribé (PSB), que escolheu o modal ônibus e falou da importância deste desafio. “É importante para nós analisarmos as condições de mobilidade urbana aqui de Aracaju e poder sentir a cidade de um jeito diferente”, comentou. 

Emanuelle Saturnino optou pelo automóvel e falou um pouco sobre as dificuldades deste meio de transporte. “Escolhi o carro exatamente para mostrar o tempo que levamos para chegar a determinado destino e que muitas vezes é estressante e causa danos ao meio ambiente. É preciso refletir e tentar usar no nosso dia a dia outros meios de transportes rápidos e que causam menos danos, como a bicicleta, por exemplo”, ressaltou Emanuelle.

Programação

A Semana Nacional de Trânsito é realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação Comercial do Estado de Sergipe (Acese), Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Faculdade Uninassau e Liga do Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma-UFS).    

Confira a programação completa:


Programação

21/09 (quinta-feira)
9h – Comando Educativo - Ação no entorno da Cruz de Carros
Local: BR 235 – Entrada de Aracaju 
Parceiros: SMTT, UNINASSAU, PRF, CPTRAN, DETRAN, SMS, BPRv, LITRAUMA-UFS, DNIT

22/09 (sexta-feira)
8h - Dia Mundial Sem Carro
Fechamento da Rua José do Prado Franco e rua em Frente ao Hotel Palace
Atividades: SMS – Academia da Cidade, SEJESP, Ciclo Urbano, Detran – Ônibus Escola, LITRAUMA- UFS, ACESE, CDL, EMSURB, UNIMED

16h - Apresentação: Grupo Cones- SMTT
Local: Centro Cultural
Participação: EMEF Presidente Juscelino Kubitschek e colaboradores

24/09 (domingo)
7h – Passeio Ciclístico da Primavera
Concentração e chegada: Colina do Santo Antônio
8h – Largada

25/09 (segunda-feira)
8h – Encerramento
Exposição de Fotos
Local: UNINASSAU – R. Poe. José Sampaio, 859 – Siqueira Campos
10h – Coffee Break