Caminhada da Superação marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Assistência Social e Cidadania
21/09/2017 12h17

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, foi realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, através da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 21, a Caminhada da Superação. Para o evento, faixas e cartazes de conscientização foram levantados por cidadãos, entidades e secretarias municipais que se juntaram em marcha pelo fim da discriminação e pela igualdade de direitos das pessoas com deficiência. Com saída da Praça da Bandeira, o percurso foi realizado pelas ruas do Centro da cidade com destino à Praça Fausto Cardoso.


Murillo Oliveira, coordenador de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Assistência, explicou o objetivo da intervenção. “A intenção aqui é mostrar à sociedade, em forma de protesto, que as pessoas com deficiência existem, precisam ser vistas e cuidadas. Muitas delas conseguiriam ter muito mais autonomia se suas necessidades fossem respeitadas e é por este motivo que a gestão, por meio da Assistência, vem desenvolvendo várias atividades acerca do tema, como forma de empoderar e atender a estas pessoas e suas famílias.”


A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sony Regina Petris, ressalta a parceria com a Assistência como forma de integrar os trabalhos voltados para esta população. “Estamos consolidando o caminho para que os usuários do nosso sistema possam ser atendidos em sua integralidade e a ideia é que a pessoa com deficiência exercite sua cidadania junto com uma sociedade que a permita existir”, ponderou.


Vítima de problemas circulatórios causados pelo consumo do cigarro, José Leonel Aquino, aposentado, e agora cadeirante, atualmente é presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema). Mesmo debaixo de chuva, ele fez questão de participar do encontro, levando uma mensagem de alerta. “É preciso que as pessoas deixem de nos olhar como se fôssemos coitados. Precisamos de melhores condições para andar nas ruas, nos locomover livremente e exercer a nossa cidadania. Eu acredito que é preciso mais empatia e peço para que a administração possa melhorar a forma como nos atende, desde o transporte público, até o nosso lazer.”

Na ocasião, uma muda de pau-brasil foi plantada na Praça da Bandeira como símbolo de renascimento e luta em favor da causa. Também durante a caminhada, foi feita uma parada em frente à Cãmara Municipal de Vereadores de Aracaju, onde os parlamentares ouviram as reivindicações populares. Participaram da caminhada representantes das secretarias municipais da Saúde (SMS), Meio Ambiente (Sema), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) e do vereador Lucas Aribé (PSB-SE).