Prefeitura conclui primeiro ciclo de capacitação da Rede Siconv

Planejamento e Orçamento
21/09/2017 15h19

A segunda turma formada por técnicos de diversas secretarias do Município encerrou nesta quinta-feira, 21, o 1º módulo de capacitação sobre o Sistema de Convênios (Siconv) do Governo Federal. Durante três dias, os alunos aprenderam, na prática, como elaborar projetos sociais e quais os procedimentos para a inserção da proposta e do plano de trabalho no sistema. O curso aconteceu na Escola de Contas Conselheiro José Amado do Nascimento (Ecojan), e reuniu cerca de vinte profissionais das áreas de planejamento e captação de recursos da administração municipal.

Para Andrea Santes, da Coordenadoria de Prestação de Contas de Convênios da Secretaria Municipal da Assistência Social, a celebração de convênios é uma ferramenta muito importante, haja vista a fase de escassez de recursos que o município atravessa. Além disso, a captação de fundos para executar os projetos dá fôlego à gestão e, consequentemente, consegue atingir suas metas no sentido de proporcionar a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

"Este curso é de suma importância para o servidor. Saber escrever um projeto, inserir e cadastrar no Siconv nos possibilita captar recursos, e a prefeitura, com essa proposta de capacitar os servidores mostra que temos capacidade de apresentar e executar projetos. A busca do conhecimento deve ser continuada, pois o sistema se moderniza e a gente deve estar antenado, buscando alinhar o nosso dia a dia à essa realidade", afirmou a servidora da Semfas.

O responsável pela transmissão do conhecimento do sistema aos participantes da capacitação, Cleber Pinto, explica que o Siconv é a mola-mestre no sentido de angariar recursos para o município. “Diante disso, o nosso objetivo é capacitar os profissionais envolvidos na área de planejamento de cada secretaria, a fim de que eles possam colocar em prática no dia a dia e proporcionar a vinda de recursos federais para Aracaju", disse o agente multiplicador, destacando a participação efetiva da turma. "É um grupo bastante interativo, no qual alguns já conheciam o sistema, porém outros nunca haviam acessado. Acredito que agora todos irão contribuir positivamente no desenvolvimento dos trabalhos realizados nas secretarias municipais", pontuou.

Secretarias

A capacitação dos servidores municipais na Rede Siconv é uma ação da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização, e com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).