Prefeitura de Aracaju oficializa tombamento de árvores no bairro Inácio Barbosa

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2017 18h50

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio ambiente (Sema), proporcionou nesta quinta-feira, 21, uma tarde diferente aos aracajuanos em homenagem ao Dia da Árvore.  O ponto alto do evento foi a oficialização do tombamento do cajueiro localizado na praça Monteiro Lobato e da mangueira, situada na Praça dos Nacionalistas. As espécies arbóreas são símbolos do bairro Inácio Barbosa e receberão o título de Patrimônio Natural de Aracaju. 
 

A mangueira, de acordo com moradores mais antigos da região, tem mais de 100 anos de idade. Já o cajueiro, mais de 70. Dona Maria Lindinalva Santa Bárbara fez questão de conferir o ato de tombamento. Ela reside no bairro há mais de 45 anos e ficou emocionada com a atitude. “Precisamos preservar essas árvores, pois elas nos proporcionam um ar puro e um ambiente agradável. Toda essa área tem um verde lindo. A arborização é um benefício para nós”, colocou a aposentada de 70 anos de idade.
 
Segundo o secretário da Sema, César Viana, a Prefeitura não hesitou em fazer o tombamento das árvores, já que elas têm uma importância histórica para o local e grande relevância ambiental . “Esse ato da administração do prefeito Edvaldo Nogueira demonstra a preocupação do gestor com o meio ambiente. Essa área foi escolhida para o tombamento por ser uma área bonita de preservação, apesar do desgaste que vem sofrendo", afirmou.

Para Viana, o tombamento é um exemplo da forte preocupação desta gestão com o meio ambiente, mas não é o único. "Temos demonstrado a importância de cuidar do meio ambiente e é por isso que a gente busca estimular as pessoas a contribuírem com o plano de Arborização, lançado nesta gestão. A meta é plantar 40 mil mudas até o fim da atual administração”, destacou.

Plantio de mudas
 
Com o intuito de tornar a cidade muito mais verde, foram plantadas pela comunidade 20 mudas, nesta tarde.  As espécies selecionadas pela equipe da Sema foram a castanheira do Maranhão e pitomba. Além de espécies nativas da Mata Atlântica, como o pau-brasil e os ipês roxos e amarelos que contribuirão com a paisagem.

O engenheiro ambiental Thiago Carlindo trouxe a filha Malu Vieira, de apenas três anos de idade, para participar do evento. Com a ajuda dele, a garota plantou uma das mudas e parecia gostar da atividade. Segundo o pai, a educação ambiental começou cedo. “Estou feliz por estar aqui com a minha família, de poder plantar uma muda, de mostrar a minha filha na prática aquilo que ensino em casa. A gente aborda muito esse assunto com ela, tem o cuidado de oferecer uma educação voltada pra sustentabilidade”, afirmou.
 
Ensinamento
 
Alunos de escolas públicas e particulares também participaram da programação. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, Bárbara Vitória de Souza, fez questão de ajudar a plantar uma muda.  Para ela, a tarde foi de aprendizado e diversão. “Eu adorei a tarde porque foi bem legal. Eu vi como se planta uma árvore e vi também que devemos cuidar dela. Elas precisam dar frutos. Por isso, o homem não pode desmatar”, disse a aluna do 5º ano.
 
De acordo com a professora da Emef, Roberta Ribeiro Santos, essa iniciativa é de grande valia para o futuro das crianças. Foi a oportunidade de mostrar na prática o que é passado em sala de aula. “Esses momentos são muito positivos, pois a gente além de trabalhar a temática da preservação ambiental em sala de aula, vivencia isso na prática. Eles começam a pensar mais no que a gente discute e buscam trabalhar o amor e o cuidado com a natureza. Estamos muito satisfeitos”, pontuou.
 
A programação contou ainda com apresentação do coral de servidores da Sema e de uma esquete teatral do grupo EArte, formado por membros do Setor de Educação Ambiental da Secretaria. O secretário da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Luiz Roberto Dantas, e o superintendente municipal de transporte e Transito, Aristóteles Fernandes da Silva, prestigiaram o evento.