Profissionais da Saúde participam de workshop sobre câncer de mama

Saúde
22/09/2017 14h50

Qualificar o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o principal objetivo do curso, voltado para médicos, que faz parte do projeto “Abordagem integrada para aprimorar o atendimento do câncer de mama em Sergipe”, que a Fundação Susan G. Komen, através do Hospital Pérola Byington, está promovendo em Aracaju.  O evento acontece nesta sexta-feira, 22, no Radisson Hotel, e é realizado através da parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital e outros órgãos que fazem parte da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.  

A parceria da SMS com a ONG norte-americana Susan G. Komen For The Cure foi firmada em março com o objetivo de fortalecer as ofertas dos serviços de saúde e diagnóstico do câncer de mama em Aracaju. A união já gerou auxílio no levantamento de dados, bem como, a qualificação dos profissionais da rede a respeito da doença na capital.

“Em junho foi realizado o primeiro workshop, este é o segundo. É para cerca de 50 médicos de Sergipe e, somente para a SMS, foram disponibilizadas 25 vagas. A meta é fazer com que haja uma maior celeridade no diagnóstico do câncer de mama, porque o quanto antes começar o tratamento, maiores são as chances de cura”, explicou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Cristiani Ludmila Borges, que integrou a mesa de abertura do evento.

De acordo com Cristiani, a Secretaria também já recebeu a doação de uma pistola “Core Biopsy” para fazer biópsia com diagnóstico mais rápido. “É um aparelho que consegue abranger mais tecido mamário”, explicou.

Para a coordenadora do projeto da Fundação Susan G. Komen, Tauane Araújo Cruz, a parceria com a SMS de Aracaju é muito importante. “Isso mostra o compromisso da gestão municipal com as ações em relação ao câncer de mama, tanto a curto, como a longo prazo. É essencial envolver as secretarias para que o trabalho flua de forma integrada em toda a rede de assistência. Nós também temos uma área de monitoria e avaliação para sabermos como está sendo prestado o tratamento às mulheres que necessitam”, frisou Tauane.

Cidadania

Paralelamente ao curso voltado para os médicos, a Fundação, por meio do Instituto Oncoguia, promove desde a última quinta-feira, 21, até esta sexta, 22, no mesmo hotel, o workshop “Juntos somos + vida”. O curso, voltado para assistentes sociais, tem como objetivo informar sobre a cidadania e os direitos dos pacientes com câncer, especialmente com câncer de mama. Participam deste treinamento assistentes sociais de Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

“Estamos sendo qualificados na questão dos direitos, como as várias possibilidades de atendimento, os encaminhamentos, o acesso ao tratamento, a descontos no imposto de renda, moradia, prioridades na justiça, tratamento fora de domicílio, entre outros. Nós estamos conhecendo para passarmos estas informações, que são pertinentes, aos pacientes”, explicou Larissa Leite Brito, coordenadora de Serviço Social da SMS e representante do órgão municipal no evento.