Moradores do 17 de Março vão contar com Unidade de Saúde provisória

Saúde
03/10/2017 17h10

Trabalhando para garantir que todos os moradores de Aracaju tenham acesso aos serviços públicos  de saúde, a Secretária Municipal da Saúde (SMS) vai implantar uma Unidade de Saúde provisória no bairro 17 de Março até que as obras da  definitiva sejam concluídas. A notícia foi bem recebida pelos moradores da localidade em uma reunião que aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná, com gestores da SMS.

O coordenador interino de Promoção à Saúde,  Luiz Cláudio Soares, abriu o encontro ressaltando que a atual administração municipal  tem trabalhado de forma efetiva no desenvolvimento de  estratégias de melhoria das condições de vida e de saúde da população. Nesse sentido, a  Secretaria da Saúde começou um diálogo com as lideranças comunitárias para atender da melhor forma possível as reivindicações da população.

“Na primeira reunião que tivemos com a comunidade, há cerca de 20 dias, eles solicitaram que todos os moradores do 17 de Março pudessem ser atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima do bairro, que no caso seria a Osvaldo Leite, e não mais como acontece atualmente em três unidades diferentes. Nós levamos essa demanda até a secretária Waneska Barboza e aos demais gestores da Rede de Atenção Primaria (Reap) e, como todos entenderam que se trata de um pedido muito justo, decidimos fazer muito mais. Então trouxemos para a comunidade a notícia que muito em breve vamos instalar no bairro uma Unidade de Saúde Provisória”, disse  o coordenador.

O local onde a unidade será instalada ainda está sendo definido, possivelmente ela ficará dentro de alguma estrutura da Prefeitura já existente no bairro.  Mas a equipe que irá trabalhar no local já foi definida. “Vamos ter dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos  de enfermagem para atender  exclusivamente a comunidade do bairro todos os dias da semana”, explicou a apoiadora da 2ª região de saúde, Aionara Figueiredo Oliveira, que agora também ficará responsável pela unidade provisória.

A iniciativa da SMS foi recebida com entusiasmo pela comunidade. Hipertensa, a aposentada Jovita dos Santos, todos os meses se desloca até a USF Augusto Cesar Leite, no conjunto Santa Tereza, para fazer o acompanhamento médico. E agora ela comemora.  “Vai ser muito bom ter acesso ao médico aqui pertinho de casa. Eu, meus quatro netos e minha filha agora ficaremos melhor assistidos”.

O líder comunitário Jackson Batista dos Santos, conhecido como Buiú, também participou da reunião  nesta tarde e ficou satisfeito com a resposta positiva que a gestão deu para os moradores do 17 de Março. “Através do diálogo com a Secretaria da Saúde, a gente está conseguindo resolver um problema muito sério. Há mais de três anos que  gente vem reivindicando  melhorias no atendimento de saúde aqui da população, então hoje eu fiquei muito feliz com essa notícia”.

E até que a unidade provisória seja instalada, a SMS também vai reforçar o atendimento de enfermagem dos moradores do bairro 17 de Março nas três USFs onde eles são acolhidos  atualmente:  Celso Daniel, Osvaldo Leite e Augusto César Leite. Cada uma dessas unidades vai ter agora um profissional de referência exclusivo para atender a população daquela comunidade.