Iniciativas da Sejesp garantem reconstrução da qualidade de vida do aracajuano

Agência Aracaju de Notícias
04/10/2017 08h47

A Prefeitura Municipal de Aracaju possui como meta a reconstrução da qualidade de vida na capital. Para atingir esse objetivo, as ações da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) são imprescindíveis.  A pasta está buscando alternativas para fomentar a prática de atividade física, através de projetos, como o “Retribuir”, e iniciativas inovadoras, como a Área de Proteção para a Prática de Ciclismo (APPC).

Segundo relatório divulgado recentemente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apenas 38,7% da população sergipana pratica algum tipo de atividade física de forma rotineira. Atenta à essa realidade, a gestão busca alternativas para fomentar o crescimento deste número.  “A Sejesp possui um papel fundamental para alterar essa realidade. Nós estamos sempre fazendo campanhas de conscientização, inclusive via redes sociais, relacionadas à importância da adoção de hábitos saudáveis e colocamos em prática projetos que facilitam a vida daqueles que procuram realizar atividades físicas”, ressalta Jorge Araujo Filho, secretário municipal da Juventude e do Esporte.

Os projetos realizados são muitos, seja de incentivo à prática física para amadores ao apoio institucional aos atletas profissionais aracajuanos. Um projeto que tem chamado a atenção é o “Retribuir”, realizado nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). “Ele leva atividades físicas e recreativas para os idosos, tudo com acompanhamento profissional de educadores físicos”, pontua o secretário.

O trabalho realizado com idosos ainda terá um reforço do Governo Federal. Já está em processo licitatório o programa “Vida Saudável”, que durará dois anos e vai oportunizar a prática de exercícios físicos e atividades culturais. Ele também será realizado nos Cras da cidade e a expectativa é que dois mil idosos participem.

Outra iniciativa que ganhou a simpatia dos aracajuanos é a APPC. O projeto, que iniciou em setembro, terá duração de um ano. Ele fecha uma das vias da avenida Santos Dumont, no bairro Atalaia, todas as terças e quintas-feiras, das 4h30 até às 6h30, e aos sábados das 5h às 10h. O objetivo é garantir a prática esportiva com segurança, fomentando que mais pessoas se envolvam e utilizem o espaço público para recreação física ou treinamento.

Em relação ao esporte profissional, a Sejesp também está realizando um trabalho que já trazem frutos. As iniciativas propostas pela pasta até agora foram um sucesso. Na 34° Corrida de Cidade de Aracaju, realizada no dia 17 de março, por exemplo, foram  distribuídos 100 mil reais de premiação nas diversas categorias e entre, aproximadamente, dois mil atletas participantes.

O apoio se expande para outras modalidades esportivas. Hoje, a Secretaria realiza campeonatos de futebol e futsal para favorecer e incentivar os jovens desportistas. Como no caso da Taça Cidade de Aracaju sub-16, para o futebol, e sub-15, para o futsal. Com duração de três meses, a competição contará com a participação de 1.460 mil jovens.